sábado, 4 de outubro de 2014

62º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE SAN SEBASTIÁN

Revelados os vencedores do 62º Festival Internacional de Cinema de San Sebastián. O evento consagrou o espanhol “Magical Girl” com os prÊmios de melhor filme e direção e homenageou o ator americano Denzel Whashignton e o ator portorriquenho Benício Del Toro.



Desde 1953, quando premiou o filme espanhol “La gurra de Dios”, de Rafael Gil, o Festival Internacional de Cinema de San Sebatian acontece todos os anos. A cidade de San Sebastian localiza-se na região do País Basco (localizado entre o extremo norte da Espanha e o extremo sudoeste da França) e é capital da província de Guipúscoa. A cidade é conhecida principalmente por ser a sede de um dos clubes mais importantes de futebol da Espanha, o Real Sociedad de Fútbol, pela Praia de La Concha, a mais famosa praia urbana da região, e, claro, pelo Festival.
Este ano, o evento aconteceu entre os dias 19 e 27 de setembro e contou com 17 filmes na competição pelo Concha de Ouro, premiação do festival. O filme de abertura oficial foi “O protetor”, de Antoine Fuqua, mesmo diretor de “Dia de Treinamento” (2001), “Lágrimas do Sol” (2003), “Rei Arthur” (2005), “Atirador” (2007) e “Invasão a Casa Branca” (2013). O filme é protagonizado por Denzel Washington, um dos homenageados da edição do Festival, e baseado em uma série americana dos anos 80, protagonizada pelo britânico Edward Woodward. Washingotn iniciou a carreira no cinema aos 27 anos em “A Cara do Pai” (1981), sete anos depois, veio a primeira indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante por “Cry Freedom” (1987), vencendo apenas 2 anos mais tarde com “Glory” (1989). O ator ainda foi indicado quatro vezes como ator principal, vencendo em 2002 por “Dia de Treinamento”. Um dos atores mais versáteis de sua geração, Denzel Washington pôde ser visto em uma média de mais de um filme por ano na última década.
O ator Benício Del Toro, que também receberá o prêmio Donostia, apresentou seu novo filme “Escobar: Paradise Lost”, onde vive o narcotraficante espanhol Pablo Escobar. O filme é dirigido por Andrea Di Stefano, ator de filmes como “Il principe di Homburg” (1997), “Cuore Sacro” (2005), “Nine” (2009) e “As Aventuras de Pi” (2012), que tem em “Escobar” sua estreia no cinema como diretor. O primeiro filme de destaque de Del Toro foi “007 Permissão para matar” (1989), interpretando, aos 21 anos, o vilão mais jovem dos longas de James Bond. Del Toro recebeu o Oscar de melhor ator em 2001 pelo filme “Traffic” (2000), de Steven Soderbergh. Mais recentemente, interpretou Ernesto Guevara em “Che” (2008), do mesmo diretor, recebendo o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes.


Os demais filmes em longa-metragem que estiveram na disputa pelo prêmio principal estavam os dinamarqueses "Silent heart" e "A second chance", os franceses “Une nouvelle amie" e "Vie sauvage", o belga "The drop", o francês "Eden", o sul-coreano "Haemu", o austríaco "Casanova variations" (protagonizado por John Malkovich), o alemão "Phoenix", o bósnio "Tigers" e o canadense "Félix et Meira". O cinema latino-americano foi representado pelo argentino "Aire libre" e pelo chileno "La voz en off". Os filmes espanhóis em competição foram por "La isla mínima", "Loreak", "Autómata" e “Magical Girl”, vencedor da noite. Abaixo, confira os vencedores da premiação Concha de Ouro:

Concha de Ouro de Melhor Filme: "Magical Girl" (Espanha)
Concha de Prata ao Melhor Diretor: Carlos Vermut por "Magical girl"
Concha de Prata ao Melhor Ator: o espanhol Javier Gutiérrez por "La isla mínima"
Concha de Prata à Melhor Atriz: a dinamarquesa Paprika Steen por "A silent heart"
Prêmio Especial do Júri: "Vie sauvage", de Cédric Kahn (França)
Prêmio do Júri ao Melhor Roteiro: Dennis Lehane por "The drop" (Estados Unidos)
Prêmio do Júri à Melhor Fotografia: Alex Catalán por "La isla mínima" (Espanha)
Premio Horizontes Latinos: "Güeros", de Alonso Ruizpalacios (México)
Menções especiais: "Ciencias naturales", de Matías Lucchesi (Argentina) e "Gente de bien", de Franco Lolli (Colômbia)
Prêmio Cinema em Construção: "Magallanes", de Salvador del Solar (Peru)




ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário