sexta-feira, 19 de junho de 2015

TRILHA SONORA ESPECIAL – DIA DO CINEMA BRASILEIRO


Dia 19 de junho - Dia do Cinema Brasileiro 

No dia 19 de junho de 1898, o italiano Afonso Segreto chegou ao Brasil, era a primeira vez que um cinegrafista colocava os pés no país tropical, filmando "Vista da Baía de Guanabara".
No dia 19 de junho, então, comemora-se o Dia do Cinema Brasileiro. Este ano, o blog lembra dez canções que se popularizaram ao fazerem parte de filme consagrados do cinema nacional. São canções originais (compostas para os respectivos filmes) e canções que já eram bem consagradas e voltaram à boca do povo graças aos filmes. Além disso, a lista foi pensada conforme canções que combinem com os filmes e os contextos sociais das realizações. A lista de músicas está em ordem de lançamento dos filmes. O player se encontra no topo da página, logo abaixo da caixa do endereço virtual.
Da esquerda para a direita estão os botões de “faixa anterior”, “pausar/iniciar” e “próxima faixa”; informações sobre a música: o título da música, seu compositor, o filme do qual a música faz parte da trilha sonora e o ano do filme; site que gera o player (SCM Music Player), tempo decorrido e tempo total da música e os botões de volume e da lista de músicas. Confira!

01. A Felicidade (Vinicius de Moraes e Tom Jobim), Orfeu Negro (1959), de Marcel Gomes
Sinopse: Baseado da peça de Vinicius de Moraes, o filme adapta o mito grego do romance de Orfeu e Eurídice para as favelas do Rio de Janeiro, durente a maior festa do mundo, o carnaval. Aqui, Eurídice é uma nordestina que vem fugida para o sudeste, e Orfeu é o malandro carioca boa gente que se apaixona perdidamente, de forma inocente e pura. Como todo romance, os dois não poderão viver sua paixão sem alguns obstáculos.
  
02. Perseguição: Sertão Vai Virar Mar (Sérgio Ricardo), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1963), de Glauber Rocha
Sinopse: Manuel e Rosa são um casal que vive no sertão nordestino trabalhando de sol a sol para garantir seu sustento. Certo dia, Manuel conhece um homem, Sebastião, que já está sendo considerado santo pelo povo da região. Esperançoso, Manuel encontra a esposa a esposa que, indiferente, fingi não ouvir uma palavra do marido. Como de costume, o vaqueiro segue seu rumo e leva pouco mais de uma dezena de vacas até um coronel. Chegando lá, Manuel informa que perdeu alguns bichos no meio do caminho. O coronel lhe nega qualquer pagamento, alegando que os animais que morreram eram os de Manuel. Revoltado, o vaqueiro acaba matando o latifundiário. Desesperado e arrependido deste pecado, Manuel corre até Sebastião, pedindo por clemência.

03. Bye, Bye Brasil (Chico Buarque), Bye, Bye Brasil (1979), de Cacá Diegues
Sinopse: A Caravana Rolidei vai de um lado a outro percorrendo o Brasil. À sua frente, está o Lorde Cigano. Salomé, por sua vez, é uma sexy dançarina que chama a atenção de todos. Em uma parada, eis que um jovem acordeonista se apaixona pela dama e implora para seguir com a Caravana. Apesar da beleza lúdica dos artistas muito talentosos da Caravana, a chegada da televisão os ameaça e eles resolvem adentrar os confins da Amazônia. O Brasil se moderniza, e os artistas procuram a civilização que ainda se encante com seu agonizante espetéculo.  

04. Nois Não Usa Bleque Tais (Adoniram Barbosa), Eles Não Usam Black-Tie (1981), de Leon Hirsman
Sinopse: 1980. Cidade de São Paulo. Apaixonados, um jovem operário, Tião, e sua namorada, Maria, descobrem que ela está grávida e decidem se casar e formar uma família. Paralelamente, um movimento grevista para a empresa onde Tião trabalha. Tião, preocupado com o emprego e o futuro de sua família, fura a greve. A consequência, é o conflito com o pai, Otávio, líder sindical que já luta contra os reflexos da Ditadura Militar há anos.


  
05. Preciso Me Encontrar (Cartola), Central do Brasil (1998), de Walter Salles
Sinopse: Dora é uma professora aposentada que escreve cartas para analfabetos e envia algumas delas para fazer um dinheiro extra. Todavia, sua vida mudará completamente quando Ana e Josué pedem para que envie uma carta ao pai do menino, pois Ana morre e Dora se sente responsável por ajudar Josué a encontrar o pai. Para isso, ela e o garoto atravessam centenas de obstáculos rumo ao nordeste, e o maior deles são as próprias frustrações e medos de cada um a cerca do passado, presente e futuro.

06. Bicho de Sete Cabeças (Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Zeca Baleiro), Bicho de Sete Cabeças (2000), de Laís Bodanzky
Sinopse: Neto é trancafiado pelos pais em um hospital psiquiátrico. O motivo? Cometer pequenas rebeldias tão normais pelos jovens, como pichar muros da cidade, usar brinco e fumar maconha. O que os pais de Neto não percebem é que o problema está na relação confusa e distante de pai e filho, e, onde não há nada, fazem “um bicho de sete cabeças”. Neto, uma vez no hospital, conhecerá emoções e horrores, experimentará uma realidade desumana, inimagináveis anteriormente.

07. Imunização Nacional (Que Beleza) (Tim Maia), Durval Discos (2002), de Anna Muylaert
Sinopse: A era do disco fivou no passado, a nova moda é o CD. Entretanto, Durval e sua mãe idosa, Carmita, insistem em permanecer com sua loja de discos de vinil que fica em uma pequena peça na casa onde moram. Durval contrata uma empregada para ajudar Carmita nos afazeres da casa. Célia traz consigo Kiki, sua pequena filha. Dias depois de chegarem, a empregada vai embora e deixa a menina para trás. Durval e Carmita decidem cuidar da criança, mas descobrem segredos das duas que os deixam apreesivos. Dessa apreenção, surgem, também, segredos de mãe e filho e coisas estranhas começam a acontecer.     

08. Convite ara a Vida (Antônio Pinto, Ed Cortez e Seu Jorge), Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles
Sinopse: O jovem Buscapé é um rapaz sonhador que vive na favela Cidade de Deus e acaba realizando seu desejo de ser um fotógrafo. Mas antes disso, Buscapé vive toda a intensidade da favela onde mora observando tudo o que acontece a sua volta. O garoto relembra sua infância, onde era o irmão mais novo de um dos maiores marginais do local. Revela a história de Dadinho (ou Zé Pequeno) e toda a ascensão do tráfico na favela. Nesse contexto, Buscapé revive os passos que o levaram ao destino de se tornar um fotógrafo e mostra como a vida podia ser dura para os favelados entre as décadas de 1960 e 1980 na tão temida Cidade de Deus.

09. Você não me ensinou a te Esquecer (Caetano Veloso), Lisbela e o Prisioneiro (2003), de Guel Arraes
Sinopse: Lisbela é uma jovem sonhadora que adora ver filmes americanos e divaga com os heróis do cinema e suas histórias maravilhosas. Ela está noiva e tem um pai repressor que cuida todos os seus passos. Na pequena cidade onde Lisbela vive, chega o malandro, aventureiro e sonhador Leléu, por quem ela se apaixona. Com grande influência de personagens do sertão nordestino, os dois tentam viver sua paixão ultrapassando obstáculos familiares, sociais e pessoais. Adaptação da peça de teatro homônima de Osman Lins.
   
10. Faroeste Caboclo (Legião Urbana), Faroeste Caboclo (2013), de René Sampaio
Sinopse: São João de Santo Cristo, quando criança, viveu no meio de bandidos e teve a infância reduzida a momentos de violência, muita sexualidade e inveja. Depois de crescer, “Deixou pra trás todo o marasmo da fazenda, só pra sentir no sangue o ódio que Jesus lhe deu”. Assim, foi para a capital brasileira tentar a vida. Mas João era negro, pobre e não tinha nenhum contato político, e experimentou de todo o inferno que Brasilia pode representar àqueles que não estão preparados para o calor muito particular do Planalto Central. Adaptação da famosa canção do grupo Legião Urbana

Confira o especial do blog com as críticas, as notícias e as outras postagens relacionadas ao Cinema Brasileiro aqui!

ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: