terça-feira, 16 de setembro de 2014

REPRESENTANTE BRASILEIRO NO OSCAR 2015

Confira os 17 candidatos considerados aptos para representar o Brasil como candidato como melhor filme estrangeiro no Oscar 2014, e o escolhido pela comissão desse ano: HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO. Em breve a crítica do filme estará no blog!



Desde 1957, o Prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos oferece um prêmio anual a filmes estrangeiros (aqueles que não são falados em língua inglesa). Hoje em dia, para ser indicado ao prêmio, o filme precisa passar por uma avaliação dentro de seu país. Qualquer filme que respeite o limite de data de lançamento estipulado pela Academia pode se inscrever, depois, no Brasil, um grupo escolhido pelo Ministério da Cultura avalia os filmes que estão pleiteando a vaga e escolhe o representante do país. Esse ano, a comissão brasileira é formada por Jeferson De, diretor, produtor e roteirista, por Luis Erlanger, jornalista, por Sylvia Regina Bahiense Naves, coordenadora-geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Orlando de Salles Senna, presidente do conselho da Televisão América Latina, e George Torquato Firmeza, ministro do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores.
Dentre os temas dos 18 filmes selecionados para passarem por avaliação dessa comissão, estão homossexualidade, superação, solidão, sustentabilidade, música, reencontros, política, saudade, criminalidade, amizade, internet, sequestro, assassinato, exploração da natureza e resistência à Ditadura Militar no Brasil durante a década de 1970. Dentre os filmes, estão um documentário, duas animações (uma delas, a primeira animação em stop motion da América Latina) e uma biografia. Apesar de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes terem figurado como indicados em melhor canção pela música “Real in Rio”, pelo filme “Rio” (2011), no Oscar 2012, o Brasil não é indicado na categoria de melhor filme estrangeiro desde 1999, quando Walter Salles levou seu “Central do Brasil”, para Hollywood, com Fernanda Montenegro (única atriz brasileira indicada na categoria feminina de interpretação na premiação). Nos últimos anos, o Brasil tentou a vaga com os seguintes filmes: “Salve Geral”, de Sérgio Rezende (2010), “Lula, o filho do Brasil”, de Fábio Barreto (2011), “Tropa de Elite 2: O Inimigo agora é Outro”, de José Padilha (2012), “O Palhaço”, de Selton Mello (2013) e “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho (2014).
Abaixo, segue a lista dos filmes com a direção, o com e a sinopse. O filme escolhido foi HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO, em breve, a crítica do filme estará disponível no blog!

A Grande Vitória, de Stefano Capuzzi, com: Caio Castro, Sabrina Sato, Domingos Montagner, Tato Gabus Mendes, Moacyr Franco, Rosi Campos
Sinopse: Abandonado pelo pai, Max Trombini foi criado pela mãe e pelo avô, que morreu quando ele tinha 11 anos. Revoltado, passou a se envolver em confusões em sua cidade natal, Ubatuba (SP). Mas com o aprendizado de artes marciais, Max conseguiu se restabelecer emocionalmente e tornar-se um dos principais técnicos de judô do Brasil. Baseado em fatos reais.

A Oeste do Fim do Mundo, de Paulo Nascimento, com: Cesar Troncoso, Fernanda Moro e Nelson Diniz
Sinopse: Em um velho posto de gasolina perdido na antiga estrada transcontinental da Argentina, a solidão do introspectivo Leon só é quebrada por alguém querendo abastecer ou pelas visitas do sarcástico Silas, um motociclista com ares de hippie aposentado. O tempo passa devagar nas margens da velha estrada. Até o dia em que a enigmática e inesperada chegada de Ana transforma radicalmente o cotidiano de Leon e Silas.

Amazônia, de Thierry Ragobert, com: Lúcio Mauro Filho e Isabelle Drummond (vozes)
Sinopse: Castanha é um macaco-prego domesticado que sobrevive a um acidente de avião e se vê sozinho na Floresta Amazônica. O macaquinho precisa aprender a viver em liberdade, num novo mundo onde há animais de todos os tipos: onças, jacarés, cobras, antas, gaviões. Aos poucos, Castanha aprende a viver na floresta, fazendo novos amigos, em especial a macaquinha Gaia, sua companheira de espécie.

Dominguinhos, de Eduardo Nazarian, Joaquim Castro e Mariana Aydar, com: Gilberto Gil, Gal Costa, Elba Ramalho, Hermeto Paschoal e João Donato
Sinopse: O documentário trata da vida e obra de um dos maiores mestres da música brasileira, Dominguinhos, morto em julho de 2013 em decorrência de um câncer no pulmão. O filme intercala imagens de arquivo, passagens em shows e encontros musicais exclusivos de artistas com o "rei da sanfona".

Dominguinhos, de Eduardo Nazarian, Joaquim Castro e Mariana Aydar
Entre Nós, de Paulo Morelli, com: Carolina Dieckmann, Caio Blat, Paulo Vilhena, Júlio Andrade e Martha Nowill
Sinopse: Sete jovens amigos escritores viajam para uma casa de campo para celebrar a publicação do primeiro livro do grupo. Lá, eles escrevem cartas para serem abertas 10 anos depois. A viagem acaba em uma tragédia após a morte de um dos amigos. Mesmo assim, eles se reúnem 10 anos depois para lerem as cartas.

Exercício do Caos, de Frederico Machado, com: Auro Juriciê, Di Ramalho, Thalyta Sousa, Isabella Sousa, Thayná Sousa e Elza Gonçalves
Sinopse: Um pai soturno e autoritário vive com as três filhas adolescentes em uma antiga fazenda de mandioca no interior do Maranhão, afastada da povoação. A família compartilha a ausência da mãe - supostamente desaparecida - e lida com os ditames rigorosos de um estranho capataz que os explora enquanto espreita a inocência das meninas, divididas entre a ilusão da infância e a cruel realidade de suas vidas.

Getúlio, de João Jardim, com: Tony Ramos, Alexandre Borges e Drica Moraes
Sinopse: O jornalista Carlos Lacerda, principal inimigo político do presidente Getúlio Vargas, sofre um atentado na rua Toneleros, no Rio de Janeiro. Acusado por Lacerda de ser o mandante, Getúlio vive uma crise política sem precedentes.

HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO (filme escolhido pela comissão), de Daniel Ribeiro, com: Guilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Amorim, Lúcia Romano, Eucir de Souza, Selma Egrei e Isabela Guasco
Sinopse: Leonardo é um adolescente cego e homossexual que tenta lidar com a superproteção da mãe e sua busca pela independência. O cotidiano do jovem muda com a chegada de Gabriel, que o ajuda a descobrir mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Hoje eu quero voltar sozinho, de: Daniel Ribeiro
Jogo de Xadrez, de Luís Antônio Pereira, com: Priscila Fantin, Tuca Andrada e Antonio Calloni
Sinopse: Mina está presa por fraudar a Previdência Social. Além de se defender das outras detentas, precisa escapar da vigilância do , de da penitenciária. O crime cometido por Mina envolveu um senador, que tenta de todas as formas impedir que sua participação venha à tona.

Minhocas, de Paolo Conti e Arthur Nunes, com: Daniel Boaventura, Yago Machado e Cadu Paschoal (vozes)
Sinopse: Júnior é uma jovem minhoca que não consegue fazer amigos, já que todos o consideram mimado pela mãe. Disposto a provar o contrário, ele desafia Nico, um dos que o provoca, para um desafio. Mas antes da disputa começar, Júnior e Nico são levados para a superfície, onde acabam encontrando o vilão Big Wig, um tatu bola que deseja transformar as minhocas em escravas.

Não pare na pista: a melhor história de Paulo Coelho, de Daniel Augusto, com: Júlio Andrade, Ravel Andrade, Lucci Ferreira, Letícia Colin, Fabíula Nascimento, Enrique Díaz, Paz Vega, Nancho Novo e Fabiana Guglielmett
Sinopse: Cinebiografia de Paulo Coelho, o filme se concentra em três momentos distintos da carreira do escritor: a juventude, nos anos 1960; a idade adulta, nos anos 1980; e a maturidade, em 2013. Usando como base depoimentos do próprio Paulo Coelho, a história perpassa os momentos mais marcantes da vida do autor, como a relação com as drogas e a religião, a sexualidade e a parceria com o músico Raul Seixas.

O Homem das Multidões, de Marcelo Gomes e Cao Guimarães, com: Sílvia Lourenço, Paulo André e Jean-Claude Bernardet
Sinopse: Belo Horizonte, Minas Gerais: Juvenal, condutor de trem do metrô, enfrenta a impossibilidade de estar só. Para se sentir melhor, ele se mistura na grande multidão da cidade. Margô, controladora de estação do metrô, não consegue se desprender das redes sociais, trocando o mundo real pelo mundo virtual.

O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra, com: Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabíula Nascimento e Juliano Cazarré
Sinopse: Com uma linha dramática de suspense, o filme leva a uma viagem aos recantos mais obscuros dos desejos, mentiras e perversidades de um triângulo amoroso a partir do misterioso sequestro de uma criança.

O menino e o mundo, de Alê Abreu, com: Alê Abreu, Lu Horta, Vinicius Garcia, Marco Aurélio Campos, Melissa Garcia, Cassius Romero, Nestor Chiesse, Patrícia Pichamone, Felipe Zilse e Alfredo Roll (vozes)
Sinopse: Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

O menino no espelho, de Guilherme Fiúza Zenha, com: Lino Facioli, Mateus Solano e Regiane Alves
Sinopse: Que criança nunca sonhou um dia em ter um clone? Alguém que fizesse todas as tarefas chatas em seu lugar, como ir à escola mesmo sem vontade ou tomar uma dolorosa injeção no hospital. A transformação dessa fantasia em realidade é a trama central de "O Menino no Espelho", um filme que trata de valores universais como a infância, a amizade e a descoberta do amor.

Praia do Futuro, de Karim Aïnouz
Praia do Futuro, de Karim Aïnouz, com: Wagner Moura, Clemens Schick, Jesuíta Barbosa, Sabine Timóteo, Ingo Naujoks
Sinopse: O salva-vidas Donato resgata Konrad, piloto alemão de motovelocidade, de um afogamento na Praia do Futuro. Os dois se apaixonam e Donato vai embora, deixando para trás o irmão mais novo, Ayrton, e a família. Oito anos depois, Ayrton se aventura em Berlim na busca do irmão desaparecido, seu grande herói.

Serra Pelada, de Heitor Dhalia, com Juliano Cazarré, Julio Andrade, Matheus Nachtergale, Sophie Charlotte e Wagner Moura
Sinopse: Juliano e Joaquim deixam São Paulo em busca do sonho do ouro na região Amazônica. A vida no garimpo, com a obsessão pela riqueza e pelo poder, transforma por completo a relação e a vida dos dois.

Tatuagem, de Hilton Lacerda, com: Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo García, Sílvio Restiffe, Sylvia Prado e Ariclenes Barroso

Sinopse: Brasil, 1978. A ditadura militar, ainda atuante, mostra sinais de esgotamento. Em um teatro/cabaré, localizado na periferia entre duas cidades do Nordeste do Brasil, um grupo de artistas provoca o poder e a moral estabelecida com seus espetáculos e interferências públicas. Liderado por Clécio Wanderley, a trupe conhecida como Chão de Estrelas, juntamente com intelectuais e artistas, além de seu tradicional público de homossexuais, ensaiam resistência política a partir do deboche e da anarquia.

Tatuagem, de Hilton Lacerda
ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: