segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

VENCEDORES DO PRÊMIO GOTHAM DE CINEMA INDEPENDENTE


Os Prêmios Gotham de Cinema Independente são selecionados por júris distintos e apresentados na cidade de Nova York, sendo as primeiras honras da temporada de premiações americana. O objetivo da premiação é homenagear a comunidade cinematográfica, expandir a audiência dos filmes independentes e apoiar o trabalho do Projeto de Cineastas Independentes (IFP), que trabalha nos bastidores ao longo do ano com a finalidade de concretizar a realização desses filmes. O IFP representa cerca de 10 mil cineastas ao redor do mundo e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de 350 novos recursos e obras documentais a cada ano. Durante sua história de 36 anos, o IFP apoiou cerca de 8 mil projetos e ofereceu recursos para mais de 20 mil cineastas em todo o globo.
A premiação entregou sete prêmios competitivos no último dia 25 de novembro: melhor filme, melhor documentário, prêmio do público, melhor primeira direção (um tributo a Bigham Ray), melhor ator, melhor atriz e melhor primeira interpretação (onde concorrem atores e atrizes). Os filmes que se submetem à premiação devem atender aos seguintes critérios: filmes onde a visão de um diretor, produtor, roteirista ou diretor/roteirista seja evidente e que o filma não seja visto como um “trabalho contratado”; filmes dirigidos e/ou produzidos por um norte-americano; filmes definidos como longas-metragens (com mais de 70 minutos); filmes feitos com economias de meios (orçamento e fontes de financiamento são levados em consideração durante a avaliação). Além disso, os filmes deverão ser entregues em DVD para avaliação do comitê e ao menos uma apresentação em cinema deve ser realizada durante o ano de 2014.
Além dos prêmios citados acima, a premiação também concedeu honras a três figuras representativas no cinema mundial. Bennett Miller, vencedor do Gotham no ano de 2005 pelo filme “Capote” nas categorias de melhor filme e melhor primeira direção, longa biográfico sobre o escritor Truman Capote, vencedor do Oscar de melhor ator para Philip Seymour Hoffman (que interpretou Capote) e indicado nas categorias de melhor filme, melhor direção, melhor atriz coadjuvante (Catherine Keener) e roteiro (Dan Futterman). Ted Sarandos, produtor com mais de 20 anos de experiência que atuou no Conselho Consultivo nos Festivais de Los Angeles e de Tribeca, para a Digital Entertainment e hoje trabalha como Diretor Chefe de Conteúdos do site Netflix. Por fim a inglesa Tilda Swinton, indicada ao Gotham em 2012 pelo elenco de “Moonrise Kingdom” e vencedora do Oscar em 2008 como melhor atriz coadjuvante por “Conduta de Risco” (2007). Abaixo, confira os vencedores dos Prêmios Gotham do Cinema Independente.

VENCEDORES DOS PRÊMIOS GOTHAM DE CINEMA INDEPENDENTE
Melhor Filme: Birdman
Melhor Documentário: Citizenfour, de Laura Poitras
Prêmio do Público: Boyhood
Prêmio Bingham Ray de Melhor Primeira Direção: Ana Lily Amirpour, por A Girl Walks Home Alone at Night
Melhor Ator: Michael Keaton, por Birdman
Melhor Atriz: Julianne Moore, por Still Alice
Melhor Primeira Interpretação: Tessa Thompson, por Dear Withe People
Prêmio Especial do Juri – Melhor Elenco: Steve Carell, Channing Tatum e Marj Ruffalo, por Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo


*Partes do texto foram traduzidas e adaptadas do site oficial dos Prêmios Gothan de Cinema Independente.

ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: