quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

VENCEDORES DO PRÊMIO INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS



A Associação Internacional de Documentários (IDA) se dedica a criar e servir às necessidades da cultura do cinema documentário, visando à prosperidade. Através de programas, a IDA fornece recursos, cria comunidades e defende os direitos e liberdades para os artistas de documentários, ativistas e jornalistas. A IDA oferece uma ampla gama de oportunidades para documentaristas de todos os níveis de experiência para crescer profissionalmente, melhorando seu conhecimento do ofício e de negócios do cinema de não-ficção. Por meio de seus programas de patrocínio e subsídios fiscais, a IDA ajuda cineastas a obter o financiamento que eles precisam para levar suas histórias para a tela. A partir da liberdade de expressão para uso justo do financiamento do governo para as artes, a IDA está na vanguarda das principais questões enfrentadas pelos artistas de documentários, ativistas e jornalistas. Através dos seus prestigiados prêmios da IDA documentais, bem como a sua série de triagem numerosas, as honras de organização e promove o melhor do cinema documental.
Além dos prêmios específicos para filmes (o que inclui prêmios técnicos), os Prêmios IDA para documentários também concede prêmios de homenagem. O prêmio pela carreira esse ano foi para Robert Redford, cineasta e ator, dedicado a conservar o cinema através do renomado Sundance Institute, que se dedica a dar suporte financeiro para filmes independentes e artistas de teatro e que possui um programa para Filmes de Documentário. O prêmio de pioneiros, dado aos nomes extraordinários que contribuíram para o avanço dos filmes de não-ficção foi dado a Fenton Bailey e a Randy Barbato. O prêmio de preservação e bolsa de estudos, que reconhece pessoas individuais ou organizações que tiveram um trabalho notável na preservação do cinema, foi dado a Rithy Panh. Por fim, o premiado graduado na NYU’s Tisch School of Arts, Darius Monroe, recebeu o Prêmio de Documentários Emergentes.
Dentre os filmes indicados a melhor documentário em longa-metragem, estavam: “CitizenFour”, de Laura Poitras, “Findinh Vivian Maier”, John Maloof e Charlie Siskel, “Point and Shoot”, de Marshall Curry, “The Salto f the Earth”, de Win Wender e Juliano Ribeiro Salgado, “Tales of the Grim Sleeper”, de Nick Broomfield. Vencendo o prêmio, o filme “CitizenFour vem se firmando como um dos favoritos para o Oscar 2015. O longa conta os dias tensos de Snowden num hotel em Hong Kong e seus encontros com jornalistas enquanto os dados da NSA eram publicados no mundo todo, revelando o esquema absurdo de espionagem estadunidense através da internet. Laura Poitras vem sendo admirada no mundo todo por seu papel essencial na divulgação desses documentos. O filme já está selecionado entre os 15 que avançam na corrida no Oscar de melhor documentário. Acompanhe a premiação do Oscar no dia 22 de fevereiro em tempo real na página do blog no Facebook.

VENCEDORES DO PRÊMIO INTERNACIONAL DA E DOCUMENTÁRIOS

Melhor Documentário (Longa-metragem): Citizenfour
Melhor Documentário (Curta-metragem): Tashi and the Monk
Melhor Série de Curadoria: Independent Lens
Melhor Série Limitada: Time of Death
Melhor Episódio de uma Série: Our America with Lisa Ling
Melhor Série em forma de Curta: Planet Money Makes a T-shirt
Prêmio de Documentário Estudantil David L. Wolper: My Dad’s a Rocker
Prêmio Humanitas: Limited Partnership
Prêmio Pare Lorentz: Tashi and the Monk
Prêmio ABCNews VideoSource: 1971

Prêmios de Recochecimento Criativo:
Melhor Fotografia: Hatuey Viveros Lavielle, por Elevator
Melhor Edição: Don Kleszy, por Last Days in Vietnam
Melhor Música: Nick Urata, por Alfredo e Jakobine
Melhor Roteiro:John Maloof e Charlie Siskel

Prêmios de Honras IDA 2014
Prêmio pela Carreira: Robert Redford
Prêmio como Pioneiro: Fenton Bailey e Randy Barbato
Prêmio de Preservação e Bolsa de Estudos: Rithy Panh
Prêmio Documentários Emergente (patrocinado pela Red Fire Films e Modern VideoFilm: Darius Clark Monroe


*Partes do texto foram traduzidas e adaptadas do site oficial da Associação Internacional de Documentários (IDA).

ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: