sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

VENCEDORES DOS PRÊMIOS DA ACADEMIA DE CINEMA EUROPEU

A criação da Academia de Cinema Europeu (EFA) foi a iniciativa de um grupo dos mais reconhecidos e importantes cineastas da Europa da época, reunidos por ocasião do primeiro Prêmio de Cinema Europeu realizado em novembro de 1988. A EFA foi finalmente fundada um ano depois, como a Sociedade de Cinema Europeu, pelo seu primeiro presidente, Ingmar Bergman – eleito como primeiro presidente tanto da Sociedade quanto da Academia de Cinema Europeu- , e outros 40 cineastas para fazer avançar os interesses da indústria cinematográfica europeia. Wim Wenders seguiu Bergman na presidência da EFA, em 1996, enquanto o produtor britânico Nik Powell foi eleito presidente do Conselho da EFA. Powell foi precedido pelo francês Humbert Balsan, que permaneceu na presidência do Conselho até sua morte. Depois, o também Frances Yves Marmion assumiu o cargo até 2013. Atualmente, a cineasta polonesa Agnieszka Holland é a presidenta do Conselho. Wenders permanece como presidente da Academia.
Durante os últimos 15 anos, a Academia de Cinema Europeu voltou a rodar a Europa com os prêmios da EFA, fazendo com que a cerimônia de premiação ganhe um gosto deferente segundo a cultura de cada país: em Londres (1998), Roberto Benigni pulou sobre as poltronas para aceitar o prêmio pelo filme “La Vita è Bella”; em Paris (2000), onde Rupert Everett (em francês) e Antoine de Caunes (em inglês) conduziram a cerimônia no Teatro Nacional de Chaillot; em Roma (2002), quando o filme de Pedro Almodóvar, “Hable com Ella”, recebeu um total de cinco prêmios; em Barcelona (2004), Juanjo Puigcorbé e Maria de Medeiros apresentaram os prêmios; mais recentemente, em Varsóvia (2006), quando Roman Polanki recebeu um prêmio por sua carreira numa cerimônia apresentada por Sophie Marcea e Maciej Stuhr. Este ano, a homenageada foi Agnès Varda, cineasta e fotógrafa belga que aborda realidade, feminismo e sociedade em seus filmes. A cada dois anos, a premiação retorna para Berlim, origem do EFA e onde permanece a Secretaria EFA, e foi lá que o jovem ator alemão (catalão) Daniel Brühl ganhou dois prÊmios por seu papel em “Adeus, Lenin!” e onde Claude Chabrol e Sean Connery receberam prêmios por suas carreiras (em 2003 e 2005, respectivamente).
Atualmente, os 10 embaixadores de alguns dos países que fazem parte do EFA são: Moritz Bleibtreu (Alemanha), Stephen Daldry (Reino Unido), Maria de Medeiros (Portugal), Mads Mikkelsen (Dinamarca), Kim Rossi Stuart (Itália), Belén Rueda (Espanha), Johanna ter Steege (Países Baixos), Maciel Stuhr (Polônia) e Danis Tanovic (Bosnia e Herzegovina). O EFA conta com 3 mil profissionais que tem em comum o propósito de promover os filmes europeus. Ao longo do ano, a EFA inicia e participa de uma série de atividades lidando com políticas fílmicas, bem como econômicas, artísticas e com aspectos de formação. A programação inclui conferências, seminários e oficinas, e um objetivo comum é construir uma ponte entre a criatividade e a indústria. Essas atividasde culminam na apresentação anual dos Prêmios de Cinema Europeu. Os vencedores dos prêmios desse ano podem ser conferidos abaixo!

VENCEDORES DOS PRÊMIOS DA ACADEMIA DE CINEMA EUROPEU

Melhor Filme: Ida
Melhor Direção: Pawel Pawlikoxski, por Ida
Melhor Comédia: La Mafia Uccide Solo d’estate
Melhor Descoberta: Plemya
Melhor Documentário: Master of the Universe
Melhor Animação: L’arte della felicitá
Melhor Curta-metragem: The Chiken
Melhor Atriz: Marion Cotillard, por Deux jours, une nuit
Melhor Ator: Timothy Spall, por Mr. Turner
Melhor Roteiro: Pawel Pawlikowski e Rebecca Lenkiewicz, por Ida
Melhor Fotografia: Lukas Zal e Ryszard Lenczewski, por Ida
Melhor Edição: Justin Wright, por Locke
Melhor Direção de Arte: Claus-Rudolf Amler, por Das Finstere Tal
Melhor Figurino: Natasha Curtius-Noss, por Das Finstere Tal
Melhor Trilha Sonora: Mica Levi, por Under the Skin
Melhor Som: Joakim Sundström, por Starred Up
Prêmio Realização na Europeia: Steve McQueen
Prêmio de Escolha do Público: Ida


*Partes do texto foram traduzidas e adaptadas do site oficial da Academia de Cinema Europeu.

ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: