quarta-feira, 17 de outubro de 2012

180. O CONCERTO, de Radu Mihaileanu


A vida como ela realmente é no melhor do estilo cinema europeu.
Nota: 9,7


Título Original: Le Concert
Direção: Radu Mihaileanu
Elenco: Aleksey Guskov, Dmitri Nazarov, Mélanie Laurent, Fronçois Berléand, Miou-Miou, Veleriy Brinov,Lionel Abelanski, Vlad Ivanov, Laurent Bateau
Produção: Alain Attal
Roteiro: Radu Mihaileanu, Alain-Michel Blanc, Matthew Robbins, Héctor Cabello Reyes e Tierry Degrandi
Ano: 2009
Duração: 119 min.
Gênero: Comédia / Drama

Andrey Filipov foi, há 30 anos, o renomado regente da Orquestra do Teatro Bolshoi – uma das mais importantes da Rússia -, mas acabou demitido por problemas políticos do país e continuou no teatro trabalhando como auxiliar de limpeza. Hoje, a orquestra é composta por músicos terríveis, pois àquela, outrora regida por Filipov, dispersou-se e nunca mais voltou a se encontrar. Quando apenas o faxineiro descobre um convite para a orquestra tocar no parisiense Châtelet Theater, ele decide reunir seus antigos companheiros e formar uma orquestra de verdade para tocar ao lado da exímia solista de violino Anne-Marie Jacque. Agora, só resta convencer os músicos e enganar uma ou outra pessoa, para que, dessa forma, Filipov possa realizar o maior desejo de sua vida particular.


Quando falo sobre o cinema europeu, costumo dizer que os filmes ingleses são aqueles que possuímos de mais tradicional e histórico, o cinema alemão costuma seguir a linha mais crítica e reflete sobre ideologias políticas, econômicas e sociais, o italiano faz a vez das obras de artes mais extravagantes – mas nem por isso menos belas-, os espanhóis são mais simples e gostam de trazer a vida cotidiana, o cinema francês, por fim, costuma nos apresentar filmes belos como a vida realmente deve ser, produções divertidas, mas que tocam lá no fundo de nossas almas, e esse filme não foge a regra. Tenho que destacar o fato de o filme ser uma produção francesa e russa, contando ainda com o diretor e roteirista romeno e roteiristas franceses, americano e chileno, indispensável dizer o quanto o filme trás uma diferença de culturas totalmente agradável. O diretor Rahu Mihaileanu dirigiu dois filmes que fizeram sucesso dentro da Europa e em festivais pelo resto do mundo: “Trem da Vida” (1998) e “Um Heroi do Nosso Tempo” (2005), em “O Concerto” ele nos proporciona não somente um história, belíssima, mas também uma técnica original e preciosa em um filme que deveria ser totalmente simples e se transforma em uma obra.


Aleksey Guskov é Andrey Filipov, logo na primeira cena simpatizamos com o ator e com a personagem: Filipov, o faxineiro, está assistindo ao ensaio da nova orquestra Bolshoi, mas ele não assiste apenas, ele se sente como se ainda fosse o regente do grupo. Guskov é mais conhecido por seus trabalhos para televisão, o que não significa incompetência no cinema; muito pelo contrário: o ator é vivo, e consegue expressar de forma fantástica os anseios e medos de sua personagem. Mélanie Laurent, oriunda de “Bastardos Inglórios” (2009), é a bela Anne-Marie Jacque, a personagem virá a se tornar o centro da história, e isso fará com que seja exigido da atriz uma melodramaticidade bem diferente da conferida em “Bastardos”, mas, igualmente ao filme de 2009, não há como se decepcionar ou deixar de se apaixonar por Laurent, não apenas por sua beleza francesa, mas pela qualidade de seu trabalho. Ao lado da jovem atriz, está a veterana do cinema francês Miou-Miou, que interpreta a mulher que cuidou, e ainda cuida, de Anne-Marie, Guylène, apesar de aparecer pouco no filme, a atriz consegue ser maravilhosa em cada uma de suas pequenas cenas. Dmitri Nazarov, bem como o protagonista e a maior parte do elenco, é um ator desconhecido, mas que interpreta de forma inigualável o atrapalhado violoncelista Sasha, o melhor amigo de Filipov. Citar todos os outros integrantes da orquestra é impossível, portanto, me atenho a dizer que são todos atores muito talentosos, claramente mais velhos e experientes, que nos arrancam inúmeras gargalhadas e nos fazem suspirar e arrepiar com a principal cena do filme.


No final das contas, o que nos é apresentado aqui não são aquelas comédias enjoativas típicas da TV e do cinema americano, temos aqui uma história baseada naquilo que a vida pode realmente ser, ninguém se passa por um palhaço ou tenta ser o mais estranho possível, cada personagem é única, simples, comum, e, nem por isso deixam de ser divertidos; mas também não somos abrigados a assistir duas cansáveis horas de um drama extremamente triste e deprimente, com personagens que apenas vêm seu mundo desabar e não fazem absolutamente nada para mudar isso. Portanto, o que nos é apresentado é uma representação perfeita da vida, nada de muito drama, mas também nenhum senso cômico exagerado, apenas a vida como ela é: uma deliciosa comédia de acertos e erros.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: