sábado, 6 de outubro de 2012

188. O CLUBE DAS DESQUITADAS, de Hugh Wilson


Dentre tantos lançamentos ridículos de comédias, nada como voltar à década de 80.
Nota: 8,6


Nota: 8,6
Título Original: The First Wives Club
Direção: Hugh Wilson
Elenco: Bette Midler, Goldie Hawn, Diane Keaton, Maggie Smith, Dan Hedaya, Sarah Jessica Parker, Stockard Channing, Victor Garber, Stephen Collins
Produção: Scott Rudin
Roteiro: Robert Harling e Olivia Goldsmith (romance)
Ano: 1996
Duração: 106 min.
Gênero: Comédia / Romance
Brenda, Elise, Annie e Cynthia foram grandes amigas durante o tempo da faculdade, mas cada uma seguiu seu caminho. Durante o tempo em que permaneceram afastadas, Brenda casou-se com um homem promissor no ramo de eletrodomésticos, Annie casou-se com um homem do ramo imobiliário, Cynthia casou-se com um bilionário homem de negócios e Elise se tornou uma grande atriz de cinema vencedora do Oscar. Entretanto, Cynthia acaba se suicidando e, como o destino faz das suas, Brenda, Elise e Annie se reencontram e descobrem uma coisa em comum: estão sendo trocadas por mulheres mais jovens que elas, sendo assim, é hora de tomar trásticas providências.
High Wilson não é nenhum mestre da sétima arte, mas devo admitir que o diretor consegue transformar as comédias mais idiotas em filmes divertidos e que definem, perfeitamente, o termo “alto astral”, o que o faz pertencer a um grupo extremamente seleto de  realizadores. Dentre seus principais trabalhos no cinema temos: “Loucademia de Polícia” (1984), “O Vaqueiro Cantador” (1985), “A Ladrona” (1987) e “O Guarda-costas e a Primeira Dama” (1994), mas seu destaque mesmo foi na televisão, com 7 indicações ao Emmy foi responsável por séries como “Frank’s Place” (1987) e “The Famous Teddy Z” (1989). A lado de Wilson, está o roteirista Robert Harling, de “Segredos de uma Novela” (1991), “O Entardecer de uma Estrela” (1996) e “Leis da Atração” (2004), este último é uma das comédias românticas mais bem escritas da década de 2000. Por fim, o indicado cinco vezes ao Oscar, Marc Shaiman, é o compositor da trilha sonora divertida, descontraída e memorável por suas músicas terem marcado uma época, é bom lembrar que Shaiman já fez todos os tipos de filmes imagináveis, mas seu destaque está mesmo em comédias.
Bette Midler iniciou sua carreira em 1966, em “Hawaii”, durante sua carreira não fez muitos filmes, mas em todos que esteve no elenco foi destaque por sua simplicidade e competência, aqui ela é Brenda, a típica ex-mulher que jamais quis se divorciar, mas que tenta aceitar isso a todo custo, a personagem acaba por se tornar uma dona de casa apagada e sem graça, mas que tem muito a mostrar. Goldie Hawn também não tem muitos filmes em seu currículo, mas toda sua simpatia e eloguência fez com que se tornasse uma das atrizes mais queridas pelos americanos, como Elise ela é a atriz em decadência perfeita, nos fazendo lembrar de diversas interpretes que conhecemos tão bem que jamais conseguem aceitar sua idade. Diane Keaton, umas das melhores atrizes de sua geração, nos presenteia com mais uma interpretação memorável, quando Keaton faz comédias é como se ela estivesse em seu real território, sendo totalmente natural e divertida, como Annie ela é o clichê perfeito da mulher abandonada que não aceita o divórcio e quer voltar para o marido. Para finalizar com chave de ouro o elenco, temos a participação mais que especial da veterana inglesa Maggie Smith, que, ao interpretar uma socialite rica e influente, nos mostra mais uma vez a classe e a beleza que apenas as mulheres inglesas conseguem possuir, volto a destacar o trabalho da atriz na série “Downton Abbey” (2010 – 2012), com o qual já venceu dois Emmy de melhor atriz coadjuvante.
Pode parecer que esse filme é como qualquer outra produção norte-americana sobre mulheres divorciadas frustradas por não terem conseguido segurar seus maridos, entretanto, consideremos apenas duas coisas: primeiro, esse é o primeiro filme realmente bom a falar sobre o assunto; segundo, não podemos dizer que possa ser ruim uma produção que reúna três estrelas que vivem momentos ótimos em suas carreiras apesar da idade, ainda mais quando o trio é composto por Bette Midler, Goldie Hawn e Diane Keaton.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: