domingo, 2 de março de 2014

009. (ESPECIAL OSCAR 2014) FROZEN: UMA AVENTURA CONGELANTE, de Chris Buck e Jennifer Lee

As novas princesas Disney nos trazem uma das melhores animações dos últimos anos!
Nota: DEZ


Título Original: Frozen
Direção: Chris Buck e Jennifer Lee
Elenco: Kristen Bell, Josh Gad, Idina Menzel, Jonathan Groff, Josh Gad, Santino Fontana, Alan Tudyk, Ciarán Hinds, Chris Williams, Stephen J. Anderson, Maia Wilson, Edie McClurg, Robert Pine, Maurice LaMarche
Produção: Peter Del Vecho, John Lasseter e Aimee Sribner
Roteiro: Jennifer Lee, Hans Christian Andersen (conto “A Rainha de Neve”), Chris Buck e Shane Morris
Ano: 2013
Duração: 102 min.
Gênero: Animação / Musical / Drama / Comédia / Aventura

Confira a música "Let it Go", indicada ao Oscar de Melhor Canção Original, composição de  Kristen Anderson-Lopez e Robert Lopez e interpretação de Idina Menzel

Anna e Elsa são as pequenas princesas de Arandel. Quando ainda eram crianças, por algum motivo que Anna não recorda, Elsa deixou de brincar com ela e passou a viver trancada em seu quarto. Três anos após a morte dos pais das garotas, chega a hora de Elsa ser coroada Rainha de Arandel. Entretanto, após uma discusão com Anna, que quer casar com o príncipe Hans, Elsa acaba revelando um dom misterioso: possui o poder de conjurar e controlar a neve! Deixando todos assustados e um inverno interminável para trás, Elsa foge para as montanhas, onde poderá viver em paz. Anna, no entanto, não se conforma com o abandono da irmã e sai em uma jornada em sua busca. No caminho, Anna conhece Kristoff e, apartir daí, ela descobrirá o significado do amor.


Jennifer Lee é a roteirista do excelente “Detona Ralph” (2012), uma das animações mais criativas que já assisti. Chris Buck foi responsável pelo departamento de animação de alguns filmes que, particularmente, simpatizo e que possuem qualidade indiscutível: “O Cão e a Raposa” (1981), “A Pequena Sereia” (1989) e “Nem Que a Vaca Tussa” (2004). No primeiro filme da dupla, vão além do esperado para dois iniciantes na direção. Sem dúvida alguma, é uma estreia que merece ser destacada por possuir qualidade técnica e um roteiro tão bons. A história, é interessante e, pela primeira vez, o grande vilão em comum da trama não é uma bruxa (ou bruxo) má, e sim o próprio medo do autoconhecimento que as princesas nutrem. O vilão de Elsa é a repressão que sofreu a vida toda por seu dom. O vilão de Anna é a exclusão que sofreu a vida toda da irmã sem saber o por quê. E existem vilões piores que o medo, a dúvida e a repressão? E é no único herói possível de salvar essas princesas que a beleza do longa se concentra: no amor. Tecnicamente falando, o filme possui cores suficientes para entreter as crianças e uma edição de som excelente para que canções ou diálogos sejam bem desenvolvidos. O departamento de desenho do longa também dá um show, criando personagens perfeitos (especialmente o querido boneco de neve Olaf), com feições próprias e personalidades definidas por tais feições e trejeitos. A trilha sonora de Christophe Beck é forte e possui a presença necessária.


“Frozen” é indicado como melhor filme de animação no Oscar 2014 e melhor canção original para “Let it Go”. Como melhor animação, o longa concorre com “Meu Malvado Favorito 2” (2013), um dos preferidos das crianças e adolescentes, com “Os Croods” (2013), filme com muitas cores e uma boa história, com “Ernest & Celestine” (2013), um filme francês simpático e inocente sobre a amizade entre uma ratinha e um urso, e com “Vidas ao Vento” (2013), longa japonês sobre persistência e amor. Em canção original, concorre com “Happy”, da animação “Meu Malvado Favorito 2”, “The Moon Song”, da surpresa do ano, “Ela”, e “Ordinary Love”, do filme “Manthela: Long Walk to Freedom”. Basta lembrar da inestimável perda recente do líder Nelson Madela e que a música é interpretada pela banda U2 para saber que “Ordinary Love” é a favorita do ano. “Let it Go”, entretanto, sai bem na disputa por ser uma canção que se enquadra com perfeição no contexto do longa e ainda consegue emocionar a quem a ouve. Além disso, tomou o gosto do público de forma inacreditável, virando um hit de inverno nos EUA. Não posso fugir do cometário de dizer uma coisa simples a respeito das indicações do longa e da qualidade técnica do filme: a Disney é a Disney. E tem mais: qualquer pessoa pode dizer o que quiser sobre as princesas da Disney, mas que todos as amam, isso é inquestionável, agora, pense em duas princesas em um filme só! E em um filme que está prestes a conquistar um bilhão de dólares em bilheterias pelo mundo todo.



“Frozen” é um dos filmes mais tocantes e belos dos últimos anos. Poucas produções, animações ou não, tocam tão fundo em nossa alma como esse filme. Começando pela beleza com que o amor entre Anna e Elsa é apresentado. Elas são irmãs que passam o tempo juntas e se divertem da melhor forma possível. Depois, sentimos pena de Anna por Elsa começar a ignorar sem motivos aparentes. A dor aumenta quando os pais das garotas morrem e, em uma cena linda, vemos o sofrimento inexplicável que ambas estão sentindo, o que mostra a união das irmãs, mesmo após tantos anos sem se falarem. A fuga de Elsa é um daqueles momentos de clímax dos filmes, mas o que mais chama a atenção é o que está por vir. Em uma cena perfeita, Elsa entoa “Let it Go”, e mostra aos pequenos que assistirão ao filme vidrados o quanto é importante ser autêntico e não se importar com o que os outros pensam a respeito de você mesmo. E aí o filme ganha mais pontos: é uma animação para crianças que consegue lutar contra o preconceito e levantar a bandeira da aceitação. Ainda existem os momentos que nos tocam pelo amor que, inevitavelmente, nascerá entre Kristoff e Anna, um casal improvável e muito bonito. Acho interessante como os filmes da Disney passaram a trazer personagens fora da realeza para deixar tudo mais real e aproximar os personagens dos espectadores. Por fim, algo mais inesperado ainda acontece no desfecho do longa: a magia do amor prova, mais uma vez, que poucos amores podem ser mais fortes e encantadores que o amor entre irmãos.
APOSTAS DO BLOG PARA O OSCAR 2014:
Melhor Filme: 12 Anos de Escravidão
Melhor Direção: Alfonso Cuarón, por Gravidade
Melhor Ator: Chiwetel Ejiofor, por 12 Anos de Escravidão
Melhor Atriz: Cate Blanchett, por Blue Jasmine
Melhor Ator Coadjuvante: Jared Leto, por Clube de Compras Dallas
Melhor Atriz Coadjuvante: Lupita Nyong’o, por 12 Anos de Escravidão
Melhor Roteiro Original: Spike Jonze, por Ela
Melhor Roteiro Adaptado: John Ridley, por 12 Anos de Escravidão
Melhor Filme Estrangeiro: A Grande Beleza
Melhor Filme de Animação: Frozen: Uma Aventura Congelante
Melhor Documentário longa-metragem: O Ato de Matar
Melhor Trilha Sonora: Steven Price, por Gravidade
Melhor Canção original: Let it Go, de Frozen: Uma Aventura Congelante
Melhor Fotografia: Emmanuel Lubezki, por Gravidade
Melhor Edição: Jay Cassidy, Crispin Sthuthers e Alan Baumgarten, por Trapaça
Melhores Efeitos Visuais: Timothy Webber, Chris Lawrence, David Shirk e Neil Corbould, por Gravidade
Melhor Edição de Som: Glenn Freemantle, por Gravidade
Melhor Mixagem de Som: Chris Burdon, Mark Taylor, Mike Prestwood Smith e Chris Munro, por Capitão Phillips
Melhor Figurino: Patricia Norris, por 12 Anos de Escravidão
Melhor Direção de Arte: Catherine Martin e Beverley Dunn, por O Grande Gatsby
Melhor Maquiagem e Cabelo: Adruitha Lee e Robin Mathews, por Clube de Compras Dallas
Melhor Curta-Metragem: The Voorman Problem
Melhor Curta Metragem em Animação: É Hora de Viajar
Melhor Documentário em Curta-Metragem: The Lady in Number 6
ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: