O Sindicato de Roteiristas da América,
Oeste (WGAW) é composto por milhares de escritores que redigem o conteúdo de
programas de televisão, filmes, programas de notícias, documentários, animação,
internet e móveis (novas mídias), mantendo o público intretido e constantemente
informado. O dever principal do WGAW é representar seus membros nas negociações
com os produtores de cinema e televisão, garantindo os diretios e deveres de
cada um. Uma vez que um contrato está em vigor, o dever do Sindicato é garantir
que ele seja aplicado. O WGAW serve aos interesses dos escritores através da
legislação estadunidense, de acordos internacionais e esforços de relações
públicas. O WGAW é filiado com o Sindicato de Roteiristas da América, Leste
(WGAE) e outras organizações ao redor do mundo. Devido a esforços de longo
prazo do WGAW, escritores recebem pensões e plano de saúde, e os respectivos
direitos patrimoniais e criativos são protegidos, registrando mais de 65 mil materiais literários a cada ano.
O Sindicato é responsável por determinar
a escrita de créditos para filmes, televisão e novas mídias, tendo
responsabilidade de impacto, financeira e artística. Os monitores do WGAW
recolhem e distrubuem milhões de doláres em “resíduos” (pagamentos para a
reutilização de filme e outros produtos audiovisuais) para os escritores a cada
ano. Ao longo do ano, o Sindicato patrocina seminários, painéis de discussão e
eventos especiais para seus mebros e para o público em geral, estimulando o
aprendizado acerca da profissão dos roteiristas. Todos os anos, o Sindiacato
oferece prêmios honorários a alguns de seus membros. Os agraciados deste ano
foram: Jeff Melvoin (recebendo o Prêmio Morgan Cox), devido a sua contribuição
ampla e profunda para o Sindicato, e Ben Affleck (Prêmio Valentine Davies), que
se comprometeu como cidadão social em sua comunidade.
Há, também, os homenageados por
carreiras representativas para a arte de escrever. Em 2015, foram: o
especialista em animações Len Uhley (Prêmio Animation Writers Cacus e o Prêmio
Animation Writing), a roteirista televisiva Margaret Nagle (Prêmio Paul Selvin)
e o cineasta e roteirista Pedro Almodóvar (prêmio Jean Renoir). Segundo Alan
Burnett, produtor e roteirista televisivo, quando se olha pra o crescimento na
variedade de séries de animação na televisão, é inegável a contribuição de Len
Uhley ao longo dos anos para que os trabalhos sejam realizados com qualidade. O
trabalho de Uhley, segundo Burnett, “é um registro bastante surpreendente”.
Para Christopher Keyser, Presidente o Sindicato dos Roteiristas, “o roteiro de
Margaret Nagle para The Good Lie levanta questões profundas de resiliência e de
sobrevivência em face de atrocidades indescritíveis”. Hoard A. Rodman,
vice-presidente do Sindicato, acredita que “Almodóvar é um gênio, é uma flor, é
uma luz que guia: o último, o melhor filho de Buñuel e muito mais que isso”.
Abaixo, confira os vencedores dos
Prêmios do Sindicato, dado a roteiros de cinema, de televisão, de rádio, de videos
game e de novas mídias. As categorias de melhor roteiro original e adaptado são
prévias para as mesmas categorias na premiação da Academia de Artes e Ciências
Cinematográficas, o Oscar, que vai ao ar no domingo, dia 22. Acompanhe a
cobertura completa pela página do blog no Facebook!
VENCEDORES DOS PRÊMIOS DO SINDICATO DOS
ROTEIRISTAS DA AMÉRICA
Melhor Roteiro Original: Wes Anderson e
Hugo Ginness, por O Grande Hotel Budapeste
Melhor Roteiro Adaptado: Graham Morre,
por O Jogo da Imitação
Melhor Roteiro em Série Drama: Nic
Pizzolatto, por True Detective
Melhor Roteiro em Série Comédia: Pamela
Adlon e Louis C. K., por Louie
Melhor Roteiro em Série Nova: Nic
Pizzolatto, por True Detective
Melhor Roteiro Original em Telefilme:
Melissa Carter, por Deliverane Creek
Melhor Roteiro Adaptado em Telefilme:
Jane Anderson, por Olive Kitteridge
Melhor Roteiro em Animação para TV:
Brian Kelley, por The Simpson (“Brick Like Me”)
Melhor Roteiro em Série Drama
(Episódio): Robert King e Michelle King, por The Good Wife (“The Last Call”)
Melhor Roteiro em Série Comédia
(Episódio): Louis C. K., por Louie (“So Die The Fat Lady”)
Melhor Roteiro em Série
Comédia/Variedade/Talk Show: Kevin Avery, Tim Carvell, Dan Gurewitch, Geoff
Haggerty, Jeff Maurer, John Oliver, Scott Sherman, Will Tracy, Jill Twiss, Juli
Weiner, por Last Week Tonight with John Oliver
Melhor Roteiro em Especial
Comédia/Variedade – Música, Prêmiações, Tributos: Barry Adelman, pelo 71º
Prêmios do Globo de Ouro
Melhor Roteiro para Quiz e
Participação de Audiência: Grant Taylor, Alex Chauvin e Ann Slichter, por
Hollywood Game Night
Melhor Roteiro para Programa
Diário Drama: Ron Carlivati, Anna Theresa Cascio, Suzanne Flynn, Kate Hall,
Elizabeth Korte, Daniel James O’Connor, Elizabeth Page, Katherine Schock, Scott
Sickles, Chris Van Etten, por General Hospital
Melhor Roteiro para
Programa Infantil (Episódio e Especiais): Bob Smiley, por Hunted Heartthrob (“Hunted
Hathaways)
Melhor Roteiro em
Documentátio Atual Para TV: Michael Kirk e Mike Wiser, por United States of
Secrets: The Program (Part One) (“Frontline”)
Melhor Roteiro em
Documentário (Outros que não Atuais) para TV: Michael Kirk e Mike Wiser, por
League of Denial: The NFL’s Concussion Crisis (“Frontline”)
Melhor Roteiro para
Noticiários Televisivos (Programas Regulares, Boletins ou Programas Matinais ):
Dave Bloch, Lisa Ferri e Diane Saweyr, por Nelson Mandela: A Man Who Changed
the Wolrd (“World News with Diane Saweyr)
Melhor Roteiro para Noticiários
Televisivos (Análises, Recursos ou Comentários): Oriana Zill de Granados, Scott
Pelley e Michael Rey, por Nowhere to Go
Melhor Roteiro
Documentário para Rádio: Darren Reynolds, por Three Shots Rang Out: The JFK
Assassination 50 Years Later
Melhor Roteiro para
Noticiários de Rádio (Programas Regulares, Boletins ou Programas Matinais ): Andrew
Evans, por World News This Week
Melhor Roteiro para Noticiários
de Rádio (Análises, Recursos ou Comentários): Jane Tillman Irving, por Civil
Rights as 50
Melhor Roteiro em “On-Air
Promotion” (Televisão, Rádio ou Novas Mídias): Dan Greenberger, por How I Met
Yout Mother
Melhor Roteiro para Vídeo
Game: Neil Druckmann, por The Last of Us: Left Behind
*Partes do texto foram traduzidas e adaptadas do site oficial do Sindicato de Roteiristas da América, Oeste.
ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:
Nenhum comentário:
Postar um comentário