segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

380. PLANETA DO MACACOS: A ORIGEM, de Rupert Wyatt

Explicar a origem de um fenômeno mundial não é para qualquer um. Mas é isso o que esse filme se propõe a fazer, e o faz de forma clara e objetiva, mas falta-lhe enredo.
8,9


          Título Original: Rise of the Planet of the Apes
          Direção: Rupert Wyatt
          Elenco: James Franco , Tom Felton, Freida Pinto, Andy Serkis, Brian Cox, John Lithgow, Tyler Labine, David Hewlett, Sonja Bennett , Jamie Harris, Leah Gibson,David Oyelowo.
          Produção: Peter Chernin, Dylan Clark, Rick Jaffa, Amanda Silver
          Roteiro: Rick Jaffa, Amanda Silver, baseado no romance de Pierre Boulle
          Duração: 106 min.
          Ano: 2011
          Gênero: Ficção Científica

CONFIRA O TRAILER DO FILME:


          Desde as proposições de que o homem descende dos macacos dezenas de teorias vem sendo propostas a cerca disso, incluindo a que diz que um dia os macacos evoluirão psicologicamente a ponto de dominar o planeta Terra. Muitos filmes e livros foram criados para abordar essa última hipótese, Planeta dos Macacos: A Origem traz a inovação quando resolve mostrar o cerne de tudo aquilo que vimos. Tentando criar uma espécie de remédio para o Alzheimer um cientista interfere no gene de uma macaca que acaba tendo um filhote acidentalmente geneticamente modificado, daí por diante esse filhote será criado pelo cientista e se desenvolverá de forma descontrolada.
          O filme é bem conduzido por Rupert Wyatt, temos belas cenas da cidade onde o macaco vive, uma das pontes características da cidade se revela um dos mais belos cenários para uma sequência de perseguição entre macacos e seres humanos fantástica. Patrick Doyle é quem compõe uma boa trilha sonora, apesar de previsível e pobre diante de tal técnica utilizada com maestria pelo diretor e pelos efeitos especias magníficos (que por sinal rendeu a única indicação do filme ao Oscar na categoria de Melhor Efeitos Visuais para Joe Letteri, Dan Lemmon, R. Christopher White, Daniel Barrett , os quais não possuem chance alguma de vencer.)
         Tal técnica (captura de movimentos) traz um dos maiores comentários do cinema no ano: Andy Serkins (quem "interpreta" o macaco) merecia ou não ser considerado por sua atuação e receber indicações em prêmios como Globo de Ouro e Oscar? Mesmo que merecesse esse ano temos atuações muito boas para ele entrar na dança, apesar de ele se transformar no animal por completo. Serkins foi quem interpretou (recorrendo-se a mesma técnica) o monstruoso Gollum/Smeagol de O Senhor Dos Aneis, devemos lembrar que no último filme da trilogia Gollum arranca o dedo da personagem principal por querer um anel, nesse filme Serkins faz uma cena muito parecida que se torna ridícula se retomarmos seu histórico. O restante do elenco é um bom elenco, James Franco não faz papel de cientista louco ou excluido socialmente por ser um desses nerd's insuportáveis, sua atuação não chama a atenção, mas ele a faz muito bem ao lado de sua companheira de cena Freida Pinto de "Quem Quer ser um Milionário", de 2008, que aqui está bem mais madura e flexivel.
          Planeta dos Macacos: A Origem não precisa de muito para ser um filme interessante, mas poderia ter ousado um pouco mais mostrando os macacos dominando o mundo de forma a se tornarem mais espertos e violentos, o filme dura apenas uma hora e quarenta minutos, esse é o tipo de filme (ao contrário de Transformers 3) que poderia durar até duas horas e meia sem cair na mesmice, e ai sim se tornar um dos melhores filmes do ano, o que só não aconteceu por receio da produção em torná-lo algo muito grande. Resta-nos esperar e torcer para que resolvam realizar uma sequência em que realmente os nosso planeta se torne dos macacos.




ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Um comentário:

  1. oooooomg, Planeta Dos Macacos é um must pra todo fã de ficção científica. UASHAUSAHS
    Acho que A Origem não se concentrou muito no planeta sendo dominado pelos macacos, porque leva em conta muitos detalhes(não de todos) dos filmes nos anos 60 e 70. Mas, sendo um reboot, também espero ansiosamente por uma continuação. *-*
    mesmo sendo meio trash, tenho um carinho imenso por todos os filmes, já que eles me trazem várias memórias ótimas da minha infância. :DD Acho até que meu pai ainda tem eles gravados em fita cassete. UASHUAHSUAH
    eu adorei esse filme, ele não ignora o primeiro filme de 1968 e acaba até complementando a história original(que tem algumas falhas).
    beeijos. =*

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de: