terça-feira, 24 de abril de 2012

324. UP – ALTAS AVENTURAS, de Pete Docter e Bob Peterson

Um dos melhores filmes dos últimos anos, nos enchendo de alegria e vontade de aproveitar a vida.
Nota: 9,7



Título Original: Up
Direção: Pete Docter e Bob Peterson
Elenco: Edeard Asner, Christopher Plummer, Jordan Nagai, Bob Peterson, Delroy Lindo, Pete Docter, Elie Docter
Produção: Jonas Rivera, John Lasseter, Andrew Stanton e Pete Docter
Roteiro: Pete Docter, Bob Peterson e Thomas McCarthy
Ano: 2009
Duração: 96 min.
Gênero: Animação / Comédia / Drama
Carl Fredricksen é um velho que vive em sua casinha isolado do restante do mundo. Nos primeiros minutos do filme entendemos o porquê desse isolamento e choramos e rimos ao vermos um resumo do que foi sua vida ao lado da mulher que amava. Russell é um garotinho gordinho excluído que deseja mais que tudo na vida ser um grande escoteiro, para tal precisa vender chocolates. O que ninguém sabe é que Carl irá literalmente voar em sua casa para repousá-la no lugar que ele e sua esposa quiseram viver a vida toda, no entanto será muito mais difícil do que ele pensava: Russell, acidentalmente, embarcou nessa viajem maluca que será repleta de emoções, perigos e mais companhias indesejáveis.



Para falar sobre essa ótima dupla façamos como Jack. Docter foi diretor apenas de Monstros S. A. ( o que não é pouco levando em conta sua credibilidade entre público e crítica, o filme ganhou o Oscar de melhor canção original e o BAFTA de filme infantil), além disso é o roteirista dos dois primeiros “Toy Story” (1995 e 1999) e do inigualável “Wall-E” (2008), também se envolve com departamentos como música e arte dos filmes que participa.  Peterson parece ter saído de uma das várias animações que já “atuou” como “Procurando Nemo” (2003), no qual também é roteirista, “Os Incríveis” (2004), “Carros” (2006) e mais recentemente “Toy Story 3” (2010), como diretor seu único trabalho é esse mesmo e como roteirista tem em seu currículo o excelente “Ratatouille” (2007). O trabalho realizado aqui por eles é maravilhoso, reflexivo, educativo, colorido, feito para adultos e extremamente minucioso em seus detalhes. A trilha ficou a cargo de um dos mestres da música para animações, Michael Giacchino, que já trabalhou nos mais diversos estilos de filmes e séries e raramente nos decepciona, por “Up” ele ganhou seu primeiro Oscar de melhor trilha sonora.



Reflexões sobre a vida e a morte sempre foi um tema recorrente nos cinemas, aqui o primeiro é explorado com tanta beleza e gratidão que temos apenas a vontade de viver e aproveitar cada segunda no planeta Terra. A idéia de misturar uma criança com um velho, ao invés de refletir sobre a vida de um quarentão (que aos poucos se torna um homem de cinquenta) frustrado ou uma mulher louca prestes a entrar na casa dos trinta (que já passou para os quarenta) torna o filme algo original e muito mais agradável de ser assistido, tornando-se um dos melhores filmes dos últimos anos.



ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: