terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

398. CAVALO DE GUERRA, de Steven Spielberg

É belo, mas cansativo e peca na falta da realidade sobre uma guerra.
Nota: 8,8




Título Original: War Horse
Direção: Steven Spielberg
Elenco: Jeremy Irvine, Tom Hiddleston, David Thewlis, Emily Watson, Benedict Cumberbatch, Toby Kebbell, Peter Mullan, David Kross, Eddie Marsan, Geoff Bell, Niels Arestrup
Produção: Kathleen Kennedy e Steven Spielberg
Roteiro: Lee Hall, Richard Curtis, baseado no livro de Michael  Morpurgo
Duração: 145 minutos
Ano: 2011
Gênero: Drama

CONFIRA O TRAILER DO FILME:


Quando resolvemos assistir a um filme do mestre Steven Spielberg podemos ter a certeza de que o filme pode não ter uma história tão incrível ou tão marcante. Não sou grande fã do estilo que ele escolheu: ficção científica e guerra, mas admito sua genialidade. No entanto esse filme tem como distribuidora a Disney, não que os cavalos conversem entre si, mas um filme que poderia ser um referencial histórico sobre a Primeira Guerra Mundial se torna um fracasso para família.
Basicamente o enredo, baseado em uma peça que foi baseada em um livro, trata da história de amizade entre um garoto inglês (Jeremy Irvine) e seu cavalo em plena Primeira Guerra; quando seu animal é levado, Albert fica desolado, e em meio a vens e voltas vemos o trajeto que Joey (o cavalo) realiza para sobreviver a guerra sabendo, aparentemente, que retornará para seu dono.
Cavalo de Guerra é um belo filme, bem feito, extremamente bem conduzido, com fotografia, edição de som e trilha sonora incríveis, indicadas ao Oscar, no entanto ele é apenas isso, nada mais. Seu roteiro é chato e cansativo, os rodeios que o Joey dá em meio à guerra são exagerados e a humanização dada ao animal é apelativa demais.
Mesmo sendo tão bem feito e conduzido, não são as referências a filmes clássicos como “... E o Vento Levou” nem mesmo a trilha sonora de John Williams, que aqui apenas faz seu papel e não surpreende nadinha, que tornam esse filme uma boa realização, ele é entretenimento do bom, mas apenas isso.
Não é que o filme seja ruim, ele esta longe disso, mas também está longe de ser uma obra prima na carreira de Spielberg, afinal um filme que conta a história de cavalos na Primeira Guerra Mundial e se dá ao luxo de não mostrar sequer uma morte é apenas digno que ser visto com vontade uma única vez e pronto, será o suficiente.

Confira abaixo as indicações ao Oscar:
Melhor Filme: Katheleen Kennedy e Steven Spielperg
Melhor Direção de Arte: Rick Carter e Lee Sandales;
Melhor Fotografia: Janusz Kaminski;
Melhor Trilha Sonora: John Williams;
            Melhor Edição de Som: Richard Hymns e Gary Rydstrom;
Melhor Mixagem de Som: Gary Rydstrom, Andy Nelson, Tom Johnson e Stuart Wilson



Podemos apostar em pouco nesse caso, talvez na fotografia e nas categorias sonoras, se o filme levar um para casa será muita sorte.

Um comentário:

  1. aiai, mais um filme que tá na minha lista. :D
    Não consegui assistir ano passado por falta de tempo, mas assisto assim que chegar nas locadoras.
    Não sou muito fão de filmes de guerra(prefiro muito mais as ficções científicas do Spielberg), mas a história desse filme me interessou desde que eu ouvi falar dele da primeira vez. :D
    to adorandos suas críticas, Rafa. Ao contrário da maioria que eu tento ler por aí, as suas não me cansam. hehe
    beeijos. =*

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de: