sexta-feira, 15 de junho de 2012

280. COISAS DE PÁSSAROS, de Ralph Eggleston

Um curta sobre preconceito e divisão do meio social.
Nota: 9,0


Título Original: For the Birds
Direção e Elenco: Ralph Eggleston
Produção: Karen Dufilho-Rosen e John Lasseter
Ano: 2000
Duração: 3,5 min.
Gênero: Curta-metragem / Animação / Comédia

Um passarinho azul gordo e engomadinho pousa em uma condução elétrica, logo em seguida mais um baixinho igual ao outro pousa ao seu lado, os dois brigam pelo espaço, enquanto isso outro e mais outro e vários pousam no fio. Em meio as brigas pelo espaço no fio, ninguém pode ir mais para o lado, afinal o fio nem é cumprido o suficiente para todos, eis que pousa no poste uma simpática ave também azul, mas suas penas são espetadas para os lados, ele é alto, extrovertido e bricalhão. Logo os baixinhos do fio criam antipatia pelo novo companheiro e riem dele, mas eles não esperavam virarem a piada da vez.


Esse é o único filme em que Ralph Eggleston trabalha como diretor. Acostumado a trabalhar em departamentos de animação, direção de arte, e roteiro, ele já participou de sucessos da animação como “Procurando Nemo” (2003) e “Wall-E” (2008) ambos como designer de produção, com os roteiros maravilhosos de “Monstros S. A.” (2001) e “A Princesa e o Sapo” (2009), no departamento de arte de “Os Simpsons” (1990), “Monstros S. A.” (2001) e “Up – Altas Aventuras” (2009), em “Toy Story” (1995), “Os Incríveis” (2004) e novamente em “Up – Altas Aventuras” (2009) com a direção de arte, apesar de parecer pouco trabalho, vale lembrar que todos são animações, e trabalhar em departamentos como esses pode levar anos, pois animações exigem extrema dedicação. Nesse curta ele não poderia fazer diferente, é ótimo, parece brincar com cada personagem e nos faz refletir sobre dezenas de coisas a nossa volta.


“Coisas de Pássaros” poderia se chamar “Coisas de Humanos”, mas isso seria facilitar muito o trabalho de compreensão desse filme maravilhoso. Ao mesmo tempo em que os pássaros gordos e baixos nos lembram aquelas mulheres fofoqueiras de nosso dia a dia, eles podem ser os colegas veteranos do colégio, as meninas ricas da balada, os superiores no local de trabalho, enquanto o alto e descontraído, pode ser o alvo das fofoqueiras, o aluno novo, a menina simples, o subordinado da empresa. Se esse filme fosse feito hoje diriam que ele retrata o bullying, mas não é bem isso, ele mostra como é errado pré-julgar os demais e como isso pode lhe trazer conseqüências drásticas, mas no fundo mesmo nos prova que melhor ri quem ri por último.

PARA ASSISTIR AO FILME: 
http://www.youtube.com/watch?v=obgfggxJNnI&feature=related

ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: