quarta-feira, 13 de junho de 2012

282. A REDE SOCIAL, de David Fincher

Um dos melhores filmes de um dos diretores mais competentes da atualidade.

Nota: 9,3




Título Original: The Social Network
Direção: David Fincher
Elenco:Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Armie Hammer, Justin Timberlake, Rooney Mara, Bryan Barker, Dustin Fitzsimons,  Joseph Mazzello, Patrick Mapel
Produção: Dana Brunetti, Ceán Chaffin, Michael De Luca, Scott Rudin
Roteiro: Aaron Sorkin e Ben Mezrich (livro)
Ano: 2010
Duração: 120 min.
Gênero: Drama / Biografia

Em 2004 alguns jovens estudantes da mundialmente conhecida universidade de Harvard resolveram criar uma rede social que privilegiasse os alunos da tão cultuada instituição. O objetivo era ser algo restrito, ou seja, apenas os melhores seriam membros e poderiam deixar os demais morrendo de inveja. O principal criador da rede foi o americano Mark Elliot Zuckerberg, hoje um dos homens mais ricos do planeta, com mais de vinte bilhões de dólares em sua conta bancária, considerado a Pessoa do Ano pela revista Time em 2010, além de um dos filantropos mais influentes no meio.



Zuckerberg está em uma mesa em um bar de Harvard, ele tenta conquistar uma bela garota, mas acaba se anulando falando sobre coisas que nenhuma mulher quer ouvir. Aqui vemos um rapaz típicamente nerd que só pensa em estudar, no desenvolvimento do filme, veremos três momentos de sua vida: o processo movido por seu antigo melhor amigo, o brasileiro Eduardo Saverin, que o acusa de ter roubado parte de suas ações para investimentos; a criação e o desenvolvimento da rede social; e o último é mais um processo movido pelos gêmeos Cameron e Tyler Winklevoss, remadores e empreendedores que afirmam serem os verdadeiros idealizadores. O filme vai e vem focando nessas histórias mostrando os nuances delas, o problema se centra em o roteiro condenar nitidamente as atitudes da personagem principal ou mostrá-lo como um jovem idiota que se deixa ser levado por qualquer homem mais experiente.



David Fincher iniciou sua carreira com documentários e produções musicais, em 1995 veio seu primeiro filme, “Seven – Os Sete Pecados Capitais” contava com atuações de Morgan Freeman e Brad Pitt; mas o filme decisivo para firmar sua carreira veio mesmo em 1999, o cultuado “Clube da Luta” contava com Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter; apenas em 2008 veio sua primeira indicação ao Oscar com a adaptação “O Curioso Caso de Benjamin Button”, mais uma vez com Brad Bitt o filme foi indicado em mais doze categorias na premiação da academia; com “A Rede Social” recebeu sua segunda indicação; recentemente lançou o excelente “Millenium – Os Homens que não Amavam as Mulheres”, com a indicada ao Oscar Rooney Mara. Em “A Rede Social” nos proporciona um trabalho impecável ao adaptar a vida desse homem com tanta coragem e audácia, o conteúdo que tem em aos não é fácil de lidar, afinal acaba destinando-se a jovens, mas o que ele faz é surpreendentemente maravilhoso. Aaron Sorkin veio de várias séries de televisão, no cinema roteirizou “Meu Querido Presidente” (1995) e “Jogos do Poder” (2007), seu trabalho aqui é um trunfo para Fincher, Sorkin venceu o Oscar na categoria de roteiro adaptado. A trilha sonora, também vencedora do prêmio da academia, ficou a cargo de Trent Reznor e Atticus Ross, nenhum tinha algum grande trabalho no currículo, mas seu trabalho eleva “A Rede Social” a um patamar bem maior do que seria sem eles.



Jesse Eisenberg teve o verdadeiro início de sua carreira em 2002 com “O Clube do Imperador”, depois vieram mais alguns títulos, como “A Lula e a Baleia” (2005), mas sua carreira pode ser resumida como uma penca de filmes catastróficos, sem qualidade e em sua maioria chatos. Como Zuckerberg ele se torna a surpresa do filme, consegue mostrar o lado inteligente e confuso do rapaz, bem como nos transmite sua insegurança e falta de experiência, merecidamente o ator foi indicado ao Oscar de melhor ator. Andrew Garfield começou ainda mais tarde no cinema, desde 2005 fez algumas séries para televisão, mas foi apenas em 2007 que apareceu em seu primeiro grande filme, o político “Leões e Cordeiros” lhe deu a chance de trabalhar com feras como Meryl Streep e Robert Redford, um ano depois esteve em “A Outra”, em 2009 foi a vez de “O Imaginário Mundo do Doutor Parnassus” e recentemente está promovendo “O Espetacular Homem-Aranha”, seu Eduardo Saverin é um homem controlado que, apesar de desejar imensamente fazer parte do clube popular de Harvard, é inteligente, centrado e sabe o que quer. O também jovem ator oriundo de seriados para televisão Armie Hammer vive os gêmeos Winklevoss, seu primeiro trabalho de destaque e ele faz por merecer todos os elogios, demonstra uma personalidade para cada irmão, um é descontrolado e revoltado, o outro age com a razão e se controla um pouco mais, assim sendo Hammer nos proporciona dois homens ricos e mimados que não suportam a idéia de perder. Em meio a tantos jovens atores, Justin Timberlake é quase um veterano, o jovem da Turma do Mickey teve seu primeiro papel de destaque no bom “Alpha Dog” (2006), aqui ele vive Sean Parker, o co-fundador do programa de compartilhamento Napster, um homem ambicioso que não mede esforços para se dar bem na vida, custe o que custar, doa a quem doer, e não é que o ator não sai tão mal quanto o esperado?



Com um elenco, sobretudo, masculino, “A Rede Social” nos trás performances de um elenco jovem, mas com um talento que apenas diretores da categoria de Fincher conseguem descobrir e moldar ao seu gosto. Biografias geralmente podem passar como chatas para a maior parte do público jovem, talvez por se tratar de um relato sobre a maior rede social hoje, ou por que David Fincher costuma cativar esse público, o fato é que em momento algum o filme é cansativo ou confuso, muito pelo contrário, é vivo e obtêm êxito em passar sua mensagem de que é impossível ter meio milhão de amigos sem cultivar alguns inimigos.


Em sentido horário começando pela extrema esquerda: Mark Zuckerberg e
            Jesse Eisenberg; Eduardo Saverin e Andrew Garfield; um dos gêmeos Winklevoss
        e Armie Hammer; e Sean Parker e Justin Timberlake


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: