sexta-feira, 15 de junho de 2012

278. A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS, de Roger Allers

Um curta sobre a realidade da vida.
Nota: 8,5


Título Original: The Little Matchgirl
Direção: Roger Allers
Produção: Baker Bloodwoth, Roy Edward Disney e Don Hahn
Roteiro: Roger Allers, Ed Gombert, Kevin Harkey, Mark Walton, Ralph Zondag e Haris Christian Andersen (conto)
Ano: 2006
Duração: 7 min.
Gênero: Curta-metragem / Animação / Drama

Em uma noite de festas de fim de ano uma pobre menina tenta, inutilmente, vender fósforos aos homens e mulheres que passam correndo apressados pela rua. Apesar de tentar chamar a atenção, cutucar uma ou outra pessoa, chamar por eles, ela não consegue vender nenhum sequer. A noite se aproxima, todos se recolhem em suas casas para comemorar, e a menina encontra um canto frio, úmido pela neve, congelante pelo vento, mas de repente lembra-se de seus fósforos e, a medida que os acende, coisas lindas acontecem.


Esse conto foi escrito originalmente por Haris Christian Anderson, um dinamarquês. A adaptação é basicamente feita pelo diretor e roteirista Roger Allers. Ele foi o roteirista de filmes como: “A Bela e a Fera” (1991), o clássico romance entre a jovem e simples Bela e o príncipe amaldiçoado que foi transformado na temível e mal compreendida Fera; “Aladdim” a cativante história do rapaz que se apaixona pela princesa Jasmine e trás duas das maiores personagens da história infantil, o Gênio e Jafar; e o simpático “A Nova Onda do Imperador” sobre o inconsequente imperador Kuzco que é transformado em um lhama pela perversa Yzma para ela tomar seu trono; os dois primeiros venceram dois Oscar, ambos de melhor canção original e melhor trilha sonora, compostas por Alan Menken, vale lembrar que a categoria de melhor animação surgiu apenas em 2002.Como diretor tem três títulos publicados, e um deles é o mediano “O Bicho vai Pegar” (2006), mas o que interessa nele é sua parceria com Rob Minkoff para a criação do único filme de um príncipe da Disney, “O Rei Leão” (1994), um dos maiores filmes da década de 1990, é querido pelo mundo todo e concedeu à trilha sonora do mestre Hans Zimmer o único Oscar de sua carreira, também venceu na categoria de canção original. Aqui ele dirige com maestria e leva os sete minutos de filme passarem extremamente rápido, e talvez seja aí que ele peque um pouco, ele poderia ter desenvolvido um pouco mais a história, não que o resultado final tenha sido ruim, mas ele poderia ser um pouco melhor.


A trama gira em torno de um problema real de nossas vidas hoje: crianças morando na rua, ou ao menos sentindo que moram na rua, na história original a garota não volta para casa com medo de o pai a espancar por ela não ter vendido os malditos fósforos. O desfecho da história é simples, belo, puro e totalmente compreensível em um mundo que teve que se acostumar com as diferenças e com a divisão social que o move.

PARA ASSISTIR AO FILME:  http://www.youtube.com/watch?v=_rill4j6c0k

ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: