domingo, 9 de setembro de 2012

195. THE OLD MILL, de Wilfred Jackson e Graham Heid


Uma das melhores produções já realizadas pela Disney.
Nota: DEZ


Direção: Wilfred Jackson e Grahm Heid
Elenco (vozes): Louise Myers, Jean MacMurray, Jerry Phillips, Marie Arbuckle, Marie ?Nielsen e Barbara Whitson
Produção: Walt Disney
Roteiro: Dick Rickard
Ano: 1937
Duração: 9 min.
Gênero: Curta Metragem / Animação / Drama

CONFIRA O CURTA:


Um velho moinho e suas redondezas têm, por finalidade, abrigar as mais variadas espécies de animais, cada um sobrevivendo da forma como pode: vacas, patos, passarinhos, ratos, corujas, pombos, morcegos, sapos, grilos e vaga-lumes. Entretanto, em uma noite chuvosa e com muito vento, parece que tudo estará perdido para esses animais. E realmente, estaria, se não fosse pela segurança que o moinho lhes oferece.


Em um ano épico para a “Silly Symphony” (para saber mais sobre a coletânea de filmes curtas metragem idealizada por Walt Disney para testar as técnicas em filme de animação, acesse as últimas postagens do blog, que, nesse mês, homenageia a série que está completando 83 anos), Wilfred Jackson e Graham Heid, realizam esse filme simplesmente perfeito. A importância do ano não se deve, na realidade, a realização de qualquer um dos curtas da coletânea, e sim pelo fato de que, finalmente, todos esses testes realizados nos mais de sessenta filmes já produzidos terem sido colocados em prática e mostrados ao público no primeiro longa metragem da história do cinema: “Branca de Neve e os Sete Anões”. Mas voltando ao moinho, o que Jackson e Heid fazem aqui é simplesmente magnífico, afinal, vemos a vida, as aflições e as preocupações de todas as personagens acerca da tempestade que assola a região em que vivem, em contraponto temos o moinho, que protege todos a sua volta. Vale destacar que a produção é muda, coisa que já se tornava rara na época. Outro aspecto a ser levado em conta é que a trilha sonora do filme que é composta por Leigh Harline, responsável por filmes como “Branca de Neve e os Sete Anões”, “Pinóquio” (1940), “Ídolo, Amante e Heroi” (1942), “Original Pecado” (1943), “O Solteirão Cobiçado” (1947), “Os Homens Preferem as Loiras” (1953), “A Raposa do Mar” (1957), além de outros vários títulos da “Silly Symphony”.


A semelhança que “O Velho Moinho” possuí com o naturalismo brasileiro vai bem além de o título do livro ser um lugar da história. O moinho é, simplesmente, a personagem principal do enredo, sendo de extrema importância não só para os animais que ali vivem por ser um abrigo, mas por oferecer a oportunidade de convivência entre seres de espécies totalmente diferentes. É daí que sai a genialidade desse filme, tornando-o, sem sombra de dúvida alguma, o melhor curta metragem já realizado pela Disney, e uma de suas melhores realizações em todos os sentidos.



ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: