domingo, 9 de setembro de 2012

196. LITTLE HIAWATHA, de Dave Hand


Aproveitando a linha sustentável em que vivemos hoje, nada melhor que um índio disposto a ajudar a natureza.
Nota: 9,7


Direção: Dave Hand
Elenco (vozes): Gayne Whitman, Sally Noble, Mary Rosetti e Millie Walters
Produção: Walt Disney
Roteiro: Merrill de Maris, Charles Couch e George Stallings
Ano: 1937
Duração: 8 min.
Gênero: Curta Metragem / Animação / Comédia / Aventura

CONFIRA O CURTA:


O jovem índio da tribo Hiawatha está navegando pelo rio, em seu caminho encontra alguns obstáculos como cachoeiras e redemoinhos. Ao chegar a margem do rio, ele desce atrapalhadamente, de seu bote e inicia sua caçada, entretanto, para o jovem guerreiro, não é fácil matar um animal. Quando ele finalmente desiste de machucar algum bicho, ele é surpreendido por um urso, e somente a floresta poderá ajudar seu novo amigo.


A “Silly Symphony” tinha como objetivo testar novas técnicas da animação, mas mais que isso: almejava trazer às crianças uma nova forma de conscientização sobre alguns valores da vida. Em “O Pequeno Hiawatha”, vemos os dois papeis da coletânea muito bem cumpridos, por um lado temos a excelência de Hand, um dos maiores precursores da animação no cinema, quanto a caracterização das personagens e a adaptação da animação para feições e trejeitos humanos e animais (nesse contexto já podemos ver as semelhanças entre o curta e longas como “Branca de Neve e os Sete Anões” (1937) e “Bambi” (1942)); além disso, fica bem claro como o herói da história não consegue matar os animais e como ele se torna amigo dos mesmos, o que já aponta para todo esse momento da busca por uma vida sustentável e que agrida menos a natureza.


Do ponto de vista cinematográfico, o filme é mais um marco para a evolução e o melhoramento do campo da animação. Apesar de parecer apenas uma história simpática e bonitinha sobre um indiozinho que se torna amigo dos animaizinhos, “O Pequeno Hiawatha” vai bem além disso, ele demonstra o quanto é importante o ser humano e a natureza viverem em harmonia constante, para, dessa forma, sobrevivermos em um mundo cada vez mais exigente de nossa conscientização.



ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: