domingo, 9 de setembro de 2012

203. THE GOLDEN TOUCH, de Walt Disney


Já diriam Liza Minelli e Joel Grey: “Money makes the world go around”
Nota: 9,0

Direção, Roteiro e Produção: Walt Disney
Elenco (voz): Billy Bletcher
Ano: 1935
Duração: 10 min.
Gênero: Curta Metragem / Animação / Drama / Comédia

CONFIRA O CURTA:


O ambicioso Rei Midas conhece Dourado, um pequeno homem que tem como dom transformar tudo o que ele toca em ouro. Sem poder se conter com tal “virtude”, Midas convence o homenzinho a dar-lhe essa aptidão. Sem mais delongas, Midas sai transformando tudo o que toca em ouro, mas, ao perceber que não poderá mais comer nada, beber, ou tocar seus amigos, ele se desespera e implora para voltar a ser o mais normal possível.


Confesso que esse Midas idealizado no filme não é nem de longe o Rei que eu imaginava. No filme, Midas é gordo, extrovertido e totalmente imprudente. Na história original da Mitologia Grega, o rei tem beleza física e me parecia bem menos imbecil, além disso, era o Deus do Vinho, Dionísio, que lhe atribuía a habilidade que o tornou tão conhecido pelo mundo todo, a mesma que chegou a transformar sua filha em uma estátua de ouro (fator omitido no filme). Vale lembrar que, na realidade, o rei Midas existiu e era o rei da Frígia, atual Anatólia, Turquia. Para adaptar essa história incrível, ninguém menos que o próprio mestre da animação: Walt Disney. Dispensando apresentações do diretor, vamos logo ao único problema do filme, seu desfecho. No final épico da história grega, Midas implorava para deixar de tocar nas coisas e elas virarem ouro, sendo assim, aprendia a lição e tornava-se um homem melhor e mais simples, mas não abdicava de tudo o que tinha (somente mais tarde ele abandonaria tudo e seguiria Pã, o Deus dos Bosques), muito menos ganhava como presente por ter aprendido a lição um hambúrguer, sim, no curta ele recebe um hambúrguer, não preciso dizer que é óbvio que o hambúrguer com pão, inventado apenas no século XIX, não existia na época em que Midas esteve vivo.


Apesar dos pequenos defeitos e das omissões quase necessárias para tornar a adaptação mais fiel e “verídica”, o filme é uma real lição para crianças, jovens e adultos compreenderem o valor que o dinheiro não pode comprar: o de uma vida plena e feliz. É claro que o ouro e o dinheiro são ótimos, mas Aristóteles já apontava que nada deve se ter em excesso ou em falta. É impossível não concluir essa crítica, de um dos melhores filmes da coletânea “Silly Symphony” (para saber mais, acesse as últimas críticas), relembrando o refrão da letra de uma das músicas do clássico “Cabaret” (1972), de Bob Fosse, pois bem, realmente “Money makes the world go around!”


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: