domingo, 9 de setembro de 2012

201. ELMER ELEPHANT, de Wilfred Jackson


Uma lição de vida complete e compreensível.
Nota: 9,7


Direção: Wilfred Jackson
Elenco (vozes): Alice Ardell
Produção: Walt Disney
Roteiro: Bianca Marjolie, Ted Sears e Earl Hurd
Ano: 1936
Duração:
Gênero: Curta Metragem / Animação / Comédia

CONFIRA O CURTA:


Elmer é um elefantinho excluído de todos os outros jovens pela sua proeminente tromba. No dia do aniversário da “garota” mais linda da mata, os outros animais o humilham, imitam sua tromba e o expulsam da festa. Perdido e inconformado, Elmer encontrará amigos que possuem problemas semelhantes ao seu e acabará mostrando, em um super clichê de enredos do estilo, que ele é o super-heroi, salvando a jovem de um incêndio, o que só foi possível graças a maldita tromba.


Dessa vez Wilfred Jackson explora o lado selvagem da coletânea “Silly Symphony” (para saber mais sobre a série homenageada pelo blog, leio as críticas anteriores). Entretanto, quando digo selvagem, não me refiro apenas a selva onde ocorre toda a história, mas também pela forma brutal, ridícula e desprezível com que Elmer é tratado, aposto que mostrar esse filme às crianças nas escolas geraria muito mais conscientização dos jovens do que forçá-los a assistir propagandas que, para eles, não possuem praticamente nenhum nexo. No filme, todo esse preconceito e a forma como os outros animais satirizam o elefante acaba se transformando em diversão, e, no perfeito desfecho do filme, Elmer chega a usar sua tromba para facilitar um beijo inesperado para um filme dirigido a crianças. Logo vi que estava tudo belo e inocente demais para um filme de Wilfred Jackson, mas esse beijo, ao invés de trazer um ar indecente ao filme, apenas o deixa mais inteligente e atinge ainda mais seu propósito. Esse foi o curta que testou as técnicas que viriam a tornar o filme “Dumbo” (1941), algo tão inesquecível.


Falar sobre diferenças e as aceitações das mesmas jamais foi fácil em nossa sociedade, ainda mais se tratando de passar valores como esses para crianças e jovens. Sendo assim, “O Elefante Elmer” vem como uma mensagem de amor, carinho, fraternidade e deixa claro que jamais devemos subestimar os outros, afinal, eles podem fazer muito mais para a sociedade do que um dia poderemos imaginar.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: