quarta-feira, 5 de setembro de 2012

208. THE GRASSHOPPER AND THE ANTS, de Wilfred Jackson

Pouco fiel com o propósito do original, mas igualmente divertida.
Nota:8,6


Direção: Wilfred Jackson
Produção: Walt Disney
Roteiro: Wilfred Jackson e Esopo (Fábula)
Ano: 1934
Duração: 7 min.
Gênero: Curta Metragem / Animação / Comédia

CONFIRA O CURTA:


Enquanto o Gafanhoto canta, toca violino e dança, as formigas trabalham incessantemente guardando alimento para o inverno que está para chegar. Em meio ao trabalho esforçado das pequenas, o Gafanhoto chega para atrapalhá-las e fazê-las acompanhá-lo em sua diversão, entretanto, a Rainha dá um basta na folia e manda o fanfarrão embora. Todavia, o tempo passa, o inverno chega e o Gafanhoto se vê sozinho no mundo, com frio e fome. Não é difícil imaginar para quem ele pedirá ajuda.


Mais uma vez, o genial Wilfred Jackson é o diretor desse curta da coletânea “Silly Symhpony” (para saber mais sobre a série, leia as postagens anteriores do blog). Jackson foi o responsável por grandes clássicos como “A Branca de Neve e os Sete Anões” (1937), “Cinderela” (1950) e “A Dama e o Vagabundo” (1955). Aqui ele dá continuidade ao seu trabalho fantástico ao adaptar mais uma clássica história conhecida no mundo todo. Em aspecto geral é tudo bem parecido, a não ser por duas diferenças mínimas, uma delas, a troca da Cigarra pelo Gafanhoto, passa quase despercebida e não influência em nada o enredo da trama, a outra, entretanto, é algo que me inquieta um pouco, no desfecho do filme, a Rainha acolhe o Gafanhoto e permite que ele coma em sua casa se ele cantar e dançar para animar suas formigas, dessa forma, para mim, toda a moral da história vai pelo ralo e torna essa adaptação algo totalmente diferente da imparidade oferecida por Esopo.


Apesar de todas as diferenças, não posso negar que o filme deve passar como uma história divertida e rica para as crianças que a assistirem. Entretanto, continuo preferindo, ou invés de ouvir a Rainha dizer alegremente que para o Gafanhoto ficar ele deverá pegar seu violino, tocar, cantar e dançar, ouvir a Formiga dizer gelidamente, antes de fechar a porta da cara da Cigarra que morreria congelada do lado de fora: “No verão você cantava? Pois bem, então, agora dance!”



ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: