segunda-feira, 6 de agosto de 2012

229. PROCURANDO NEMO, de Andrew Stanton e Lee Unkrich


Uma das animações mais originais e inteligentes do novo milênio
Nota: 9,6


Título Original: Finding Nemo
Direção: Andrew Stanton e Lee Unkrich
Elenco: Albert Brooks, Ellen DeGeneres, Alexander Gould, Williem Dafoe, Brad Garrett, Allison Janney, Austin Pendleton, Stephen Root, Vicki Lewis, Joe Ranft, Geoffrey Rush
Produção: Jinko Gotoh, John Lasseter e Grahm Walters
Roteiro: Andrew Stanton, Bob Peterson e David Reynolds
Ano: 2003
Duração: 100 min.
Gênero: Animação / Comédia

Marlin e Nemo são dois Peixes-Palhaços, pai e filho que são obrigados a viver por conta e risco quando a mãe de Nemo e seus irmãozinhos são devorados. Quando Nemo cresce, ele quer, mais que tudo na vida e como qualquer jovem, ser o mais independente possível de seu pai. Nemo decide então, correr perigo e vai para uma parte proibida do mar, lá é capturado e elevado para o continente. Enquanto Marlin procura por Nemo, o peixinho está em um aquário vivendo fortes emoções.


Andrew Stanton foi co-diretor de “Vida de Inseto” (1998) e dirigiu, posteriormente a aventura de Marlin, “Wall-E” (2008), já Lee Unkrich é o responsável por co-dirigir “Toy story 2” (1999) e “Monstros S. A.” (2001), dirigiu ainda o fantástico “Toy Story 3” (2010). Os dois diretores, portanto, não são nada amadores na arte de fazer filmes de animação. O trabalho realizado por eles para contar a aventura de um pai atrás do filho que fugiu é inteligente, divertido e atrai tanto jovens quanto adultos. Os temas da trama são bem amplos, mas claramente vemos o relacionamento, nem sempre fácil, entre pais e filhos, a dificuldade de se comunicar com estranhos e a forma como qualquer ser pode se encontrar em apuros caso seja imprudente, ainda nos propõe a pensar sobre assuntos que vemos na sociedade em nosso dia-a-dia, como o alcoolismo (presente no fato de tubarões comerem peixes) e a influência que uns podem exercer sobre os outros em qualquer meio. Não é intencional fazer críticas onde a trilha sonora seja de Thomas Newman, mas esse filme também tem o compositor na equipe, ele já foi indicado dez vezes ao Oscar, uma delas devido com esse trabalho.


“Procurando Nemo” é um dos filmes que me lembro exatamente da época em que foi lançado e como tomou conta de todas as crianças da época, eu era uma delas. No filme ainda temos várias outras personagens interessantes, como Dory, a inesquecível companheira de Marlin em sua jornada, Gill, um mourisco, Bloat, um baiacu, Bubbles, um yellow tang, Peach, uma estrela do mar, Gurgle, um peixe Royal Gramma, Jacques, um camarão limpador, Deb, uma Blacktail Humbug, Crush, a tartaruga centenária, Bruce, o tubarão e outras dezenas de espécies marítimas extremantes curiosas e que deixam o filme mais interessante. Além de ser um filme que traz muita diversão e aborda temas inteligentíssimos, “Procurando Nemo” é bem feito em todos os sentidos: a trilha sonora, a edição, o roteiro, a direção e tudo o mais é muito bem-vindo para fazer dessa uma das animações mais originais e melhores do século XXI, e, segundo os produtores, uma sequência é prevista para os próximos anos.

Vai lá, idêntico ao Bruce do pôster.
Foto capturada por Amos Nachoum na costa do México.
ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: