sábado, 18 de agosto de 2012

216. FLOWERS AND TREES, de Bert Gillett


A natureza em cores nunca foi tão real e crítica.
Nota: 9,5


Direção e Roteiro: Bert Gillett
Produção: Walt Disney
Ano: 1932
Duração: 7 min.
Gênero: Curta Metragem / Animação / Drama / Comédia

CONFIRA O CURTA:


O sol raiou e o pássaro cantou, é mais que hora de toda a floresta despertar de seu descanso para um novo dia. Em meio a tanta alegria pelo dia que nasceu, “um” árvore se apaixona por “uma” árvore e os dois ficam felizes juntos até “um velho” árvore decidir por fim com a alegria de todos e provoca um incêndio na floresta.


Bert Gillett já havia dirigido ótimos curtas metragens, dentre eles “Cannibal Capers” (1930) e “Monkey Melodies” (1930), ambos pertencentes a coletânea “Silly Symphony”, nos dois casos ele possuía a ironia e o sarcasmo semelhantes ao próprio Wlt Disney, que deixavam a história ainda mais divertida, aqui o que mais surpreende é a forma como o diretor inova ao nos trazer o primeiro filme animação colorido da história do cinema. Claro que, para tal tarefa, nenhum tema poderia ser melhor que a natureza, Gillett a trata como algo realmente fantástico e faz o que qualquer criança imagina que realmente aconteça nas florestas, dá vida a flores e árvores de forma ora pura, ora maléfica, trazendo várias comparações com o mundo real. Nesse filme vemos, ainda, a continuidade do que vimos anteriormente na série, cada vez mais as personagens dão sinal de que, dentro em breve, a fala será inserida no contexto da coletânea. A trilha sonora ficou a cargo dos também experientes Bert Lewis e Frank Churchill, o primeiro também já havia participado da “Silly Symphony”.


Mais que apenas a primeira animação colorida da história do cinema, “Flores e Árvores” é um filme que reflete um problema que todos teríamos de enfrentar no futuro, que, por sinal, é agora: o desmatamento e o incêndio causado pelo homem. No filme, as árvores apaixonadas fazem o papel daqueles homens e mulheres que vivem em harmonia com a natureza, ocorrendo um natural respeito mútuo, já a árvore velha representa os homens que destroem a natureza em prol do capitalismo. Ao contrário de muitos filmes, esse é um alerta que deveria ser apresentado a todas as crianças para mostrar a cada uma delas o que acontecerá com nosso planeta se não cuidarmos dele, em tempos que todos se mobilizam por um futuro sustentável, nada mais propício que assistir a esse filme fantástico e histórico.



ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: