quarta-feira, 15 de agosto de 2012

219. CANNIBAL CAPERS, de Bert Gillett


Uma representação cômica e debochada do canibalismo
Nota: 8,7


Direção, Roteiro e Produção: Burt Gillett
Ano: 1930
Duração: 6 min.
Gênero: Curta Metragem / Animação / Comédia

CONFIRA O CURTA:


O canibalismo é algo presente em nosso mundo desde sempre. No filme, vemos uma tribo, aparentemente indígena, que está prestes a cozinhar um de seus componentes. Além da típica fogueira e do caldeirão, temos dezenas de crânios espalhados pelo chão, o que sugere que eles vem fazendo isso há muito tempo. Claro que, em meio a tudo isso, as personagens dançam e cometem dezenas de graças, até que um leão parece e muda todo o destino do futuro jantar.


Burt Gillett dirigiu cerca de 90 trabalhos durante sua carreira, que durou entre os anos de 1920 e 1957. Nesse filme sua responsabilidade é continuar a excelência de tudo o que já havia sido feito por Walt Disney e Ub Iwerks nos demais filmes da “Silly Symphony” (para saber mais sobre a maravilhosa coletânea desses curtas da Disney leia as postagens mais recentes do blog). Gillett nos expõe com certa exatidão o que todos costumam acreditar sobre a realidade de tribos canibais. Após esse filme, dezenas de outras representações da mesma prática foram feitas de forma muito semelhante. O diretor ainda possui o auxilio do compositor Bert Lewis, afinal, em filmes mudos, independente de serem curtas ou longas, a trilha deve ser tão excelente quanto qualquer outra coisa.


“Cannibal Capers” nos propõe, de um lado, a analisar o canibalismo como uma forma cultural, mas de outro, trata essa cultura da forma mais cômica possível. Além do tema, vemos várias atitudes que viriam a se tornar clichês em filmes de diferentes gêneros e destinados para os mais diversos públicos, como a sal e a pimenta serem os únicos temperos presentes, a briga entre a personagem principal e o leão e o culto a membros de tribos que destruíssem os seres que tanto assolavam a mesma. 



ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: