sábado, 25 de agosto de 2012

214. FATHER NOAH’S ARK, de Wilfred Jackson


A história da bíblia como jamais se viu.
Nota: 8,5



Direção e Roteiro: Wilfred Jackson
Produção: Walt Disney
Ano: 1933
Duração: 8 min.
Gênero: Curta Metragem / Animação / Comédia

CONFIRA O CURTA:


Noé, seus filhos, noras e esposa estão construindo uma enorme arca para abrigar todos os animais possíveis do maior dilúvio que o planeta terra jamais viu, ou verá. Enquanto eles finalizam a construção da arca, a chuva começa e os animais correm para dentro do abrigo, enquanto eles morrem e medo e correm de um lado para o outro, Noé e sua família fazem aquilo que todo ser humano resolve fazer quando se encontra em perigo, rezam.


É sempre um prazer enorme falar a respeito do diretor Wilfred Jackson, sua carreira no gênero de animação é, provavelmente, a mais fantástica da história do cinema. Dirigiu filmes como: o primeiro longa de animação, “A Branca de Neve e os Sete Anões” (1937), o clássico masculino repleto de lições e ensinamentos, “Pinóquio” (1940), o trunfo da Disney em inovar unindo animação e música erudita, “Fantasia” (1940), a bela adaptação do conto da Gata Borralheira, “Cinderela” (1950), o clássico para garotos, “As Aventuras de Peter Pan” (1953), e um dos maiores romances da sétima arte, “A Dama e o Vagabundo” (1955). Além disso, é o responsável por vários dos filmes da “Silly Symphony” (para saber mais sobre a coletânea homenageada esse mês no blog, confira as últimas publicações). Nesse curta, onde ele traz uma das histórias mais famosas e maravilhosas citadas na bíblia, ele consegue criticar o fanatismo de forma inteligente e concisa, mas ao mesmo tempo tem a capacidade de trazer comédia a uma história triste e desesperadora, amenizando seus efeitos para que qualquer pessoa possa assistir ao filme.


Claro que, como em qualquer outro filme produzido pelo mestre Walt Disney, os curtas da “Silly Symphony” sempre trazem ironia e várias interpretações distintas. Em “A Arca de Noé”, como ficou conhecida a história aqui no Brasil, as personagens são alegres, cantam e se divertem, entretanto, elas também são vistas como as responsáveis por toda a sobrevivência na Terra. Pode até ser que adaptar uma história da bíblia para um filme Disney seja algo arriscado e muito provocante, mas que deu certo, deu.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: