domingo, 15 de julho de 2012

247. O MUNDO DE LELAND, de Matthew Ryan Hoge


Uma reflexão sobre como na vida as vezes se tenta fazer o melhor e acaba-se piorando tudo.
Nota: 7,8


Título Original: The United States of Leland
Direção e Roteiro: Matthew Ryan Hoge
Elenco: Ryan Gosling, Don Cheadle, Chris Klein, Jena Malone, Lena Olin, Kevin Spacey, Michelle Williams, Martin Donavan, Ann Magnuson, Kerry Washington, Sherilyn Fenn, Matt Malloy
Produção: Kevin Spacey, Jonah Smith, Bernie Morris, Palmer West
Ano: 2003
Duração: 108 min.
Gênero: Drama

Leland é um garoto normal que acaba assassinando o jovem Ryan , um retardado mental. Leland não vive com a presença constante do pai, mas tem uma boa mãe; Leland não é um daqueles rapazes pobres do subúrbio, pelo contrário, dinheiro não falta pra suas futilidades; Leland não é um rapaz com pouco estudo, na verdade tem uma educação ótima. O porquê do assassinato, portanto, ninguém sabe, mas caberá ao professor de Leland no presídio, um escritor fracassado, tentar descobrir os problemas do menino e tentar ajudá-lo da melhor forma possível.


Matthew Ryan Hoge possui apenas dois trabalhos em sua carreira: “Self Storage” (1999) e “O Mundo de Leland”, em ambos faz a vez como diretor e roteirista das tramas. Nesse seu segundo trabalho, seu melhor está em escrever o filme, não em dirigi-lo. O roteiro é algo perto de excelente, se não fosse por um ou outro momento de deslize, mas generalizando ele é composto por ótimos diálogos e o fato de Leland narrar em parte a história e lembrar-se de alguns fatos relevantes para o desfecho do drama é um artifício que deixa o filme mais completo, interessante e palpável. O também nada experiente Jeremy Enigk conduz a trilha sonora do filme, esse foi seu único trabalho como compositor, mas trabalhou também nos filmes “Dream With the Fishes” (1997) e no recente “A Fera” (2011).


O que mais interessa aqui é o fato de o filme ser o início da carreira de jovens atores que se destacaram nos últimos dez anos. Nascidos entre 1976 e 1987, são eles, respectivamente: Michael Penã, o preso Guilhermo, que viria a trabalhar em “Crash – No Limite” (2004), “Menina de Ouro” (2004) e “Leões e Cordeiros” (2007); Chris Klein que interpreta Allan Harris é o cunhado do garoto assassinado, o rapaz é bem perturbado por ter perdido a mãe e pela rejeição do pai, o ator é famoso pela série “American Pie”, onde ele interpreta Chris “Oz” Ostreicher e por outras comédias; Michelle Williams, a irmã do indefeso Ryan, foi indicada três vezes ao Oscar pelos filmes “O Segredo de Brokeback Mountain” (2005), “Namorados para Sempre” (2010), no qual atua ao lado de Gosling novamente e “Sete Dias com Marilyn”, pelos mesmos filmes foi indicada ao Globo de Ouro, ainda possui duas indicações ao BAFTA e quatro ao SAG (Sindicato dos Atores), a atriz dá vida a uma menina feliz que se sente muito perdida e triste com a morte do irmão; Ryan Gosling interpreta o protagonista Leland, o ator nos apresenta um rapaz cheio de dúvidas e receios que não entende muito bem os propósitos da vida, e por isso, sem saber o porquê, acaba matando o rapaz que tem retardamento mental, o ator foi indicado ao Oscar por “Half Nelson – Encurralados” (2006), mas foi de 2007 para cá que ele demonstrou seu talento, foi indicado quatro vezes ao Globo de Ouro e popularizou-se entre público e crítica por “Entre Segredos e Mentiras” (2010), “Drive” (2011) e “Tudo Pelo Poder” (2011), esse dois últimos foram dois dos melhores filmes do ano; Jena Malone é a outra irmã da vítima, uma menina viciada em drogas que vê seu mundo desabar quando o “ex-quase-namorado” mata seu irmão, a atriz participou de títulos como “Cold Mountain” (2003), “O Estranho Mundo de Jack e Rose” (2005), “Orgulho & Preconceito” (2005), “Na Natureza Selvagem” (2007) e “O Solista” (2009); por último temos o jovem assassinado, Ryan é interpretado por Michael Welch, que, recentemente, pode ser visto na “’Saga’ Crepúsculo” (2008 – 2011). Vale citar as ótimas interpretações de Don Cheadle, o professor nada correto frustrado por não conseguir escrever seus livros, mas que vê em Leland um jovem diferente e uma história sobre a qual vale a pena escrever, e Kevin Spacey, o pai de Leland, um homem que não se importa com nada e ninguém além dele próprio.


“O Mundo de Leland” é mais que apenas uma boa história sobre um assassinato cometido por um jovem adolescente, é uma reflexão sobre uma sociedade desinteressada na vida social dos jovens, mas também  reflete sobre o fato de que nem tudo na vida tem uma explicação, e denuncia que o ser humano se atem apenas aos erros das pessoas e esquece tudo de bom que elas já fizeram. O filme não defende a personagem central, não a coloca em um pedestal como se ela realmente tivesse feito algo de bom pelo mundo no momento em que ela matou outro ser humano, afinal, ele acabou com a vida de várias pessoas, mas ele deixa claro como os destinos e histórias de todas as pessoas do mundo estão entrelaçados e como eles irão se encontrar algum dia pelo bem, ou mal, de um, de outro ou de todos.


2 comentários:

  1. olá! estava procurando foto do aviador, e achei seu blog.
    achei muito interessante, porque sem conhecer seu blog com antecedência, tive a mesma ideia que você de fazer um desafio...
    só que o meu é um pouco menor... são 365 filmes em um ano...
    muito interessante! legal ver que você está conseguindo ir tão longe... espero que eu consiga também!!
    =D

    boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lara, obrigado pela força e fico contente que tenha gostado da ideia. Sabe que pensei na possibilidade de fazer 365, mas achei mais interessante pegar duas temporadas de premiações, assim os leitores podem opinar melhor e fica mais legal para todos. Confesso que não é fácil cuidar do blog, mas compensa quando vemos que as pessoas estão lendo e curtido o nosso trabalho. Espero que também consiga, e, quando tiver feito o seu, passa aqui e deixa um link para eu poder dar uma olhada. Boa Sorte!!!

      Excluir

Poderá gostar também de: