segunda-feira, 23 de julho de 2012

238. VELOZES & FURIOSOS 5 – OPERAÇÃO RIO, de Justin Lin.


Um dos melhores filmes da franquia, peca somente ao exagerar na realidade brasileira.
Nota: 7,8


Título Original: Fast Five
Direção: Justin Lin
Elenco: Vin Diesel, Paul Walker, Jordana Brewster, Tyrese Gibson, Ludacris, Matt Schulze, Sung Kang, Gal Gado, Tego Calderon, Don Omar, Joaquim de Almeida, Dwayne Johnson, Elsa Pataky
Produção: Justin Lin, Vin Diesel, Michael Fottrell
Roteiro: Chris Morgan e Gary Scott Thompson
Ano: 2011
Duração: 130 min.
Gênero: Ação

Depois de escapar da prisão, Dominic Toretto, ao lado de Brian O’Connor e Mia Toretto, foge para o Brasil. Aqui eles encontrarão justamente o que mais desejam: dinheiro. Mas para poder colocar a mão em 100 milhões de dólares, eles precisarão enfrentar um dos maiores bandidos das favelas do Rio de Janeiro. Para isso eles chamarão uma trupe para lá de esperta e diferenciada, a fim de concluir um plano perfeito que, sem sombra de dúvidas, poderá deixar vários rastros.


Bem como no filme anterior desse, o trabalho realizado pelo diretor, Justin Lin, pelos roteiristas, Chris Morgan e Gary Scott Thompson e pelo compositor, Brian Tyler, não passa do satisfatório e deixa o filme melhor que os demais. Apesar de cenas extremamente improváveis ou impossíveis, o que incomoda no filme não é o fato de ele ser totalmente utópico e exagerado nas cenas de ação, é o fato de eles exagerarem em apresentar ao resto do mundo um país indecente e totalmente corrupto, não que o Brasil seja o maior exemplo na luta contra corrupção e tráfico, mas também não é o inferno mostrado no filme. Em uma das cenas mais toscas e desnecessárias da série a polícia americana chega bem perto de deter Toretto, mas, com toda a confiança do mundo, a personagem deixa claro que eles estão no Brasil e todos a volta do protagonista, claro que cada um deles é brasileiro, apontam armas em direção aos defensores da lei. Denunciar abusos cometidos pelo governo e a falta de justiça de um país não é um papel para produções de fora, e isso é válido para qualquer produção e qualquer país, ninguém sabe a realidade de uma nação melhor do que aqueles que vivem nela. No fim das contas, o filme parece mais uma gozação com o Brasil, que uma denúncia ou forma de mostrar suas belezas.



Vim Diesel, como já disse, não é mesmo um ator de grandes talentos, mas para viver Dominic Toretto, ninguém poderia ser melhor, ambos são prepotentes, orgulhosos e exalam um ar de superioridade extremamente desagradáveis, mesmo assim existe alguma coisa no ator com a qual simpatizo. Paul Walker volta da mesma forma, simples e nada grandiosa como Brian O’Connor, o ator nunca trabalhou em um filme realmente decente, mas acredito que seja um bom intérprete. Jornada Brewster, Gal Godot e Elsa Pataky são as gostosas da vez, respectivamente, Mia Toretto, Gisele Harabo e Elena Neves. O elenco ainda conta com Dwaney Johnson em um papel que é sua cara: Luke Hobbs, o típico policial durão, mas que acaba possuindo algum sentimento, podia ser mais padronizado que isso?


O trio principal volta a ser o mesmo do filme anterior, bem como direção, roteiro e músicas. Devo continuar advertido o fato de o filme detonar o Brasil política e socialmente, e para piorar a escolha das músicas brasileiras não é pior por um triz. O fato é que a beleza do samba e das diversas culturas e belezas do país se restringem a mostrar rapidamente a praia, e voltar para o caos das favelas, que já não são mais tão terríveis como filme mostra. É bom lembrar que qualquer semelhança com o enredo divertido e bem superior da franquia “(11/12/13) Homens e (Um / Outro / Novo) Segredo” (2001 / 2004 / 2007) é mera coincidência, bem como com algumas cenas semelhantes ao recente “A Origem” (2010). O único aspecto que diferencia esse dos outros, é que a ação começa mais cedo e que ele deixa claro como os anti-heróis podem se dar bem, afinal, devemos ser realistas e admitir que, se existe algo que recompensa na sociedade atual, é o crime. 

ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: