sexta-feira, 13 de julho de 2012

250. O IMAGINÁRIO MUNDO DO DOUTOR PARNASSUS, de Terry Gilliam

Um filme mágico que fechou a carreira de Heath Ledger com dignidade e qualidade.
Nota: 9,2


Título Original: The Imaginarium of Doctor Parnassus
Direção: Terry Gilliam
Elenco: Christopher Plummer, Heath Ledger, Andrew Garfield, Lily Cole, Verne Troyer, Johnny Depp, Jude Law, Colin Farrel, Tom Waits
Produção: Terry Gilliam, Amy Gilliam, Samuel Hadida, William Vince
Roteiro: Terry Gilliam e Charles McKeown
Ano: 2009
Duração: 123 min.
Gênero: Fantasia / Aventura / Drama

Doutor Parnassus conheceu o Diabo há centenas de anos atrás, fez pactos com ele durante a vida toda e agora o cara voltou para cobrar as promessas de Parny, como ele o chama. O problema é que Parnassus simplesmente não consegue ficar sem apostar com o Demônio, mas agora é a vida de Valentina, filha de Parny, que está em jogo. Com a filha, o jovem Anton e o estranho Percy, Parnassus viaja o mundo para tentar melhorar a vida das pessoas entrando em suas imaginações. Em uma dessas aventuras, eles encontram e salvam a vida de um homem misterioso que diz não lembrar quem é, daí por diante a vida de todos mudará, e será difícil esquivar-se das tentadoras propostas do Diabo.



Terry Gilliam é o responsável por meia dúzia de conhecidos filmes, dentre eles o conceituado “Brazil – O Filme” (1985), com Jonathan Pryce, Robert De Niro, Katherine Helmond e Jim Broadbent, “As Aventuras do Barão Münchausen” (1988), “O Pescador de Ilusões” (1991), “Os 12 Macacos” (1995), “Medo e Delírio” (1998) e “Os Irmãos Grimm” (2005), como roteirista, os únicos que merecem ser citados em sua carreira e na de Charles McKeown são os dois primeiros e o próprio “O Imaginário Mundo do Doutor Parnassus”, o qual, aliás, ele dirigi da forma mais bela possível. Gilliam alterna o estilo moderno de uma sociedade contemporânea, com o estilo retrógrado com o qual Parny e sua trupe se veste e se comporta: como ciganos que vão de um lado para o outro sem saber direito seu destino, vestidos com roupas ou fantasias coloridas, que dão uma alusão sonhadora e utópica ao filme, o qual foi indicado, merecidamente, ao Oscar por sua bela direção de arte e pelo seu figurino inconfundível. Como compositores temos dois irmãos: um é especialista em trilhas de séries, Jesse Danna, e o outro é Mychael Danna, responsável por filmes como “Capote” (2005), “Pequena Miss Sunshine” (2005), “Nova York, Eu Te Amo” (2009) e “O Homem Que Mudou o Jogo” (2011).



Christopher Plummer é nosso Doutor Parnassus, um homem velho que já não tem tanta certeza do que fez com sua vida ou o que acontecerá com ela, Plummer, como sempre, dá um show em sua interpretação e mostra o quanto as tentação fazem mal a nossas vidas, mas mesmo assim estamos condicionados a persegui-las e acolhe-las para sempre. Lily Cole é Valentina, uma moça que já não aguenta mais essa vida incerta, mas que sempre que pensa em fugir acaba se rendendo ao amor que sente pelo pai e fica com ele em sua vida cheia de aventuras. Andrew Garfield e Verne Troyer completam o quarteto que vai para lá e para cá, o primeiro, Anton, está perdidamente apaixonado por Valentina e decide ficar ao seu lado aconteça o que acontecer, o segundo está com Parny desde sempre, e nenhum deles consegue viver sem o outro. Tom Waits da vida ao Sr. Nick, o Diabo, um homem irônico, pervertido e decididamente mal que deseja, acima de tudo, acabar de vez com a vida de Parny e todos à sua volta. Por fim temos um quarteto de atores pra lá de queridos pelo público, Heath Ledger está em sua última personagem e talvez uma de suas atuações mais belas e sinceras, ele é o homem misterioso que perdeu a memória, alguém que está tentando esquecer o passado que o condena, mas essa não é uma tarefa tão fácil, e o ator consegue demonstrar, de forma perfeita, os sentimentos da personagem. Como seus “imaginários” temos Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrel, apesar de os três atores representarem, cada um uma diferente personalidade da personagem, os três tem os mesmos trejeitos e manias que vemos na atuação de Ledger, se eles imitam o ator ou interpretam a personagem tal como ele fez, não sabemos, mas que os três estão excelentes, isso eles estão.



Vida e morte, qual das duas é mais trágica e deprimente, ninguém jamais saberá. O fato é que esse filme explora de forma muito reflexiva e aterradora esses dois campos tão certos e incertos de nossa existência, afinal, as únicas certezas que temos é que vamos viver e morrer, mas como viveremos ou o tempo que estaremos na terra ninguém pode dizer, muito menos como morreremos ou para onde vamos depois disso. Em algum momento do filme alguém diz que “nada é permanente, nem mesmo a morte”, se isso estivesse em qualquer outro filme pareceria algo ridículo, mas estando nesse, essa verdade se torna tão concreta quanto vida e morte, ainda mais levando-se em consideração que esse foi o último filme de Heath Ledger, digo, ele pode até ter morrido, mas assim como tantos outros grandes nomes como James Dean, Rodolfo Valentino e Diana Spencer, ele continuará vivo em nossas mentes para sempre. Por fim, prepare-se para assistir ao filme estendendo-se em uma poltrona confortável e seja muito bem-vindo a esse estranho e mágico mundo que é o imaginário do Doutor Parnassus.



ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: