terça-feira, 17 de julho de 2012

243. HALF NELSON: ENCURRALDOS, de Ryan Fleck


Um drama/comédia sobre a vida como ela realmente é.
Nota: 8,5


Título Original : Half Nelson
Direção : Ryan Fleck
Elenco: Ryan Gosling, Shareeka Epps, Jeff Lima, Nathan Corbett, Tyra Kwao-Vovo, Rosemary Ledee, Tristan Wild
Produção: Anna Boden, Lynette Howell, Rosanne Korenberg, Alex Orlovsky, Jamie Patricof
Roteiro: Ryan Fleck e Anna Boden
Ano: 2006
Duração: 106 min.
Gênero: Drama / Comédia

Durante o dia Daniel Dunne é professor em uma escola pública de ensino médio, durante a noite ele é uma mistura de tentativa de escritor de livros infantis e de um drogado convicto. Apesar de já ter feito alguns tratamentos, as frustrações de seu dia-a-dia falam mais alto. Certa noite ele é pego por uma aluna fumando no banheiro da escola, a partir daí, apesar das diferenças de idade e cultura, os dois iniciarão uma amizade que vai além das diferenças.


Ryan Fleck havia dirigido curtas e documentários antes desse filme, após ele, foi o responsável pelo início de duas séries muito conceituadas e premiadas: “In Treatment” (2009) e “The Big C” (2011), além dos filmes medianos “Sugar” (2008) e “Se Enlouquecer, Não se Apaixone” (2010). Aqui, seu trabalho é impressionante: além de utilizar câmera de mão quase que o tempo todo sem deixar o filme ficar mal feito, ele consegue deixar uma história de subúrbio e dificuldade da vida das classes média e baixa algo revigorante e atraente. Fleck trata o filme como uma produção destinada a adultos, apesar de termos a escola como plano de fundo durante boa parte do filme e crianças estudando e brincando, ele foca mais em como jovens pobres precisam amadurecer de forma rápida e não tem pudor ao mostrar as consequências do uso de drogas na vida do protagonista.


Ryan Gosling lidera um elenco que não tem muito a dizer. O ator apresenta a imagem perfeita de um homem frustrado que se nega a aceitar ajuda alheia, mas que ainda acredita que o mundo só pode ser mudado se cada um fizer sua parte, e a dele está sendo feita com êxito com suas aulas de história. Apesar da indicação ao Oscar do ator, apenas uma coisa merece destaque grande em sua atuação, vemos, aqui, a construção de personagem bem mais nitidamente que em outros filmes do ator, bem como no recente “Drive” (2011), a personagem tem algumas manias e trejeitos durante todo o filme, o que a torna mais real a palpável. Além de Gosling, merece destaque a jovem Shareeka Epps, que interpreta Drey, a aluna de Dunne que o encontra se drogando e acaba se tornando amiga do professor, a atriz é simples, mas sincera, talvez suas origens tenham ajudado, afinal, ela nasceu no Brooklyn em Nov York.


A proposta do filme é bem clara: refletir acerca de assuntos que envolvem a sociedade como um todo. De um lado temos o professor tentando fazer o melhor por seus alunos e pelo mundo que vive, do outro temos o homem frustrado que afoga suas mágoas nas drogas. Além disso, durante as aulas de Dunne na trama, os alunos falam sobre direitos civis, igualdade e mudanças. “Half Nelson – Encurralados” nos propõe uma análise da vida como ela realmente é, um drama/comédia de dúvidas, problemas, decisões, confusões e, principalmente, erros.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: