quinta-feira, 12 de julho de 2012

252. SURPRESAS DO CORAÇÃO, de Lawrence Kasdan


Comédia romântica valoriza os verdadeiros sentimentos.
Nota: 7,5


Título Original: French Kiss
Direção: Lawrence Kasdan
Elenco: Meg Ryan, Kevin Kline, Tomoty Hutton, Jean Reno, François Cluzet, Suzan Anbeh, Renée Humphrey, Michael Riley
Produção:Meg Ryan, Kathryn F. Galan, Eric Fellner, Tim Bevan, Liza Chasin e Charles Okun
Roteiro: Adam Brooks
Ano: 1995
Duração: 111 min.
Gênero: Comédia / Romance

Kate viaja a Paris para tentar recuperar o noivo que se apaixonou por uma francesa e se nega a voltar para o Canadá. O que ela não imaginava é que no meio do caminho conheceria o pilantra Luc Teyssier. Em Paris ela é roubada, perde seu dinheiro, seu passaporte e seus documentos, sendo assim, é obrigada a aturar a presença de Luc enquanto tenta reconquistar o noivo, o que ela não imaginaria é como sua vida mudaria a partir dessa viagem.


Indicado ao Oscar de melhor filme, roteiro e atriz coadjuvante (Gleen Close), “O Reencontro” (1983) foi o primeiro filme de destaque de Lawrence Kasdan, depois vieram “Silverado” (1985), com duas indicações ao prêmio da Academia, o vencedor do Oscar de melhor atriz coadjuvante (Geena Davis) “O Turista Acidental” (1988), “Te Amarei até Matar” (1990) e “Grand Canyon – Ansiedade de uma Geração” (1991). Como diretor desse filme seu trabalho é algo que excede as expectativas por ele tornar um enredo tão idiota algo tão inteligente e divertido, ou seja, fugir daquele tipo de comédia chata feita para adolescentes. Nessas comédias sobre os problemas sentimentais de pessoas mais velhas, o mais interessante fica por conta das sacadas propostas pela trama, elas não tem o compromisso de serem amenas ou escondidas para que o público alvo não seja afetado psicologicamente, portanto são bem mais reais e divertidas. Ao lado de Kasdan, no roteiro temos Adam Brooks, apesar de ter roteirizado outros filmes depois desse, esse foi seu primeiro trabalho no cinema. James Newton Howard, que já trabalhou com o diretor em outras oportunidades, é o compositor da simples trilha sonora do filme, apesar de singela, ela é bem adequada à trama e a cada uma das personagens.


Meg Ryan popularizou-se no mundo todo ao viver Sally Albrigth na comédia roteirizada por Nora Ephron e indicada ao Oscar “Harry & Sally – Feitos um Para o Outro” (1989), quatro anos depois voltou no filme da diretora, “Sintonia de Amor”, e depois voltou a fazer par romântico com Tom Hanks em outro filme de Ephron, “Mens@agem Pra Você” (1998). Esses são três dos principais filmes da atriz, vivendo Kate ela transmite a personalidade de uma mulher com medo de mudanças e que tem obsessão pela vida perfeita, mas que, quando bem estimulada, se torna uma mulher interessante e espontânea. Kevin Kline, que já trabalhou com Kasdan seis vezes, venceu o Oscar por sua atuação coadjuvante em “Um Peixe Chamado Wanda” (1988), mas foi um pouco antes disso, em 1982, ao lado de Meryl Streep, que o ator começou a demonstrar seu talento em “A Escolha de Sofia”. Aqui o ator é Luc Teyssier, um francês que, aparentemente, não vele o pão que come, mas que tem um grande coração e se mostra uma ótima pessoa no decorrer da trama, apesar de ser sempre interesseiro, destaque para o sotaque do ator, como ele é um americano, seu francês se torna ainda mais engraçado.


“Surpresas do Coração” é aquele tipo de comédia romântica que nos propõe refletir acerca de nossos sentimentos e da forma como levamos nossas vidas, mas é uma comédia que nos faz relaxar e lembrar que na vida nem todos os obstáculos são problemas. Com boas atuações de comediantes de mãos cheias, um roteiro divertido e engraçado e uma trilha sonora tranquila, é o tipo de comédia que merece ser assistida apenas por fazer bem seu trabalho sem decepcionar.

ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

4 comentários:

  1. O diretor de Harry e Sally ñ é Nora Ephron, conforme o texto, e sim Rob Reiner.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe se me expressei mal, não quis dizer que Nora Ephron é diretora do filme, mas ela foi roteirista do longo, irei arrumar o texto para me fazer entender.
      Obrigado Marília.

      Excluir
  2. Eu amo esse filme, tenho VHS dele pois não consigo encontrar o DVD, porque não fizeram um DVD de um filme tão maravilhoso como esse, me diverti muito e sempre indico pra alguém.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muito de encontrar o DVD desse filme, pois achei-o Maravilhoso...Sou apaixonada por ele, muito divertido.
    Quem souber onde encontra-lo, por favor me avisem

    Obrigada

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de: