quinta-feira, 3 de maio de 2012

318. (ESPECIAL OSCAR 2013) OS VINGADORES, de Joss Whedon

Muito herói para pouco vilão que nada, Loki precisa de uma real legião para ser derrotado, e esse filme faz jus a fama da escolhida.
Nota: 9,6


Título Original: The Avengers
Direção: Joss Whedon
Elenco: Chris Evans, Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Tom Hiddleston, Gwyneth Paltrow, Samuel L. Jackson, Stellan Skarsgard
Produção: Kevin Feige, Stan Lee, Alan Fine
Roteiro: Joss Whedon, Zack Penn, Stan Lee (quadrinhos) e Jack Kirby (quadrinhos)
Ano: 2012
Duração: 142 min.
Gênero: Aventura / Fantasia

Fazer um filme sobre um super-herói já é algo arriscado. Reunir seis dos mais adorados de todos os tempos e deixá-los a mercê de apenas um vilão parece impossível de funcionar. Loki planeja destruir o planeta terra, até aqui tudo é bem normal para um filme desse gênero. As sequências que vem a seguir, onde Nick Fury dará um jeito de reunir a Viúva Negra, o Gavião, Hulk, Thor, o Homem de Ferro e o Capitão América é que revelarão a grandiosidade da maior produção do ano até agora. Claro que para deter o vilão da história eles terão de aprender a conviver uns com os outros e verem que somente juntos eles poderão derrotá-lo. As novidades não se restringem ao fato de serem seis agora, aqui não há lugar para os desnecessários romances habituais (exceto um ou outro deslize) e inesperadamente os heróis não precisam lutar infinitas vezes para dar fim ao vilão que eles arrumam em comum, entretanto a parte boa do gênero se faz presente: os heróis continuam belos, inteligentes e orgulhosos, o espaço para as piadas não acaba nunca e o vilão deseja exterminar nosso planeta.
Confesso que pela falta de acesso as obras referentes a Drácula, minha paixão por vampiros começou com a série de sucesso sobre as criaturas “Buffy – a Caça Vampiros” (1997-2003), a qual assistia quase que diariamente com minha prima, depois das sete temporadas sobre ela surgiram cinco sobre seu namorado, “Angel: O Caça Vampiros”, não tão boa quanto a sobre a moça, mas igualmente prazerosa. Ambas foram dirigidas pelo mesmo diretor de “Thor” (que ainda não assisti) e diretor de “Os Vingadores”, Joss Whedon. Durante anos a Marvel deixou claro que esse filme surgiria, escolher esse diretor pode se dever ao fato de ele ter feito o último filme do gênero antes desse (o próprio “Thor”, que teve um sucesso estrondoso), sendo assim o público estaria mais acostumado, em contraponto foi escolhido o compositor (Alan Silvestri) de “Capitão América – O Primeiro Vingador” (2011) para a excelente trilha sonora (vale lembrar que esse filme foi o penúltimo dessa leva de heróis Marvel). Bom, reunindo um diretor do último sucesso de heróis e o compositor do penúltimo, o filme não poderia ser ruim. Confesso que fui ao cinema pronto para me decepcionar, mas também confesso que foi bem pelo contrário, o filme é bem feito e cheio de detalhes, os efeitos produzidos pelo 3D não decepcionam em momento algum, em várias cenas vemos o ângulo visto pelos heróis, o que pode deixar aqueles que experimentaram poucas vezes a tecnologia animadíssimos.
*O filme foi indicado ao Oscar na categoria melhor efeitos especiais.
Comecemos a análise dos interpretes pela ordem citada no primeiro parágrafo: o não muito famoso, mas muito talentoso, Tom Hiddleston dá vida ao incrível Loki, irmão “adotado” de Thor, a forma de seu rosto já facilita o processo de ele se tornar um homem frio e calculista, como Loki ele é exatamente o que se espera de um vilão: perverso, mas conquistador; merece destaque a cena em que Thor e o Homem de Fero se encontram pela primeira vez e Loki apenas fica olhando sua briga do alto de uma pedra, meio deitado, sorrindo como se fosse o Deus que acredita ser. Quando ouvi que Scarlatt Johansson faria a bela Viúva Negra logo pensei que seria terrível, errei novamente, ela está perfeita no papel: sexy, provocante, falsa, flexível e impiedosa; para citar sua melhor cena devo falar sobre Jeremy Renner como o Gavião, apesar de pouco aparecer ele é ótimo e parece muito mais em casa que em qualquer de seus outros filmes; o momento em que ele e Johansson lutam em uma cena exalando sexualidade é perfeito em todos os sentidos; outro erro meu: achar que Mark Ruffalo seria um péssimo Hulk, bem, ele é sonso, inteligente, meio idiota e extremamente raivoso, o que o tornar perfeito para o papel, é dele a cena mais expressiva de qualquer um dos heróis quando ao lado de Thor, após lutarem juntos e estarem parados como duas das três Panteras, um ao lado do outro, Hulk o joga longe com um rápido golpe. Para Chris Hemsworth, como Thor, não sobrou muita coisa, apesar de interpretar com dignidade a personagem (que nesse filme parece muito chato, daqueles certinhos incansáveis), todo o crédito ficou para Hiddleston dentre os moradores de Asgard; não é de hoje que Robert Downey Jr. é um assombro como o Homem de Ferro, ele é o tipo de herói que não é insuportável por sua meiguice e gentileza, e sim por sua prepotência, mas de qualquer forma é impossível não se apaixonar por qualquer personagem desse excelente ator, até mesmo Gwyneth Paltrow fica bem ao seu lado, ficam a cargo de Downey as melhores piadas do filme (“Sua mãe sabe que você usa as cortinas dela?”, “Sobe aí, Legolas.”, “Pequena Rena.”, são apenas alguns de seus ótimos momentos); por último, mas não mesmo importante por ter o primeiro de todos os vingadores, Chris Evans dá vida ao meu herói favorito, o Capitão America, bem como no filme dedicado a ele, é um líder nato e não deixa de forma alguma sua seriedade de um homem do século passado (o que  o torna ótimo). O filme é excelente, mas citar dez cenas antagônicas do filme seria bem difícil, mas basta ver todos os heróis juntos na batalha contra Loki, cada qual lutando de sua forma e sairemos satisfeitos do cinema.
Nunca gostei de ler quadrinhos de heróis muito menos acompanhei suas trajetórias em desenhos animados, e talvez isso me deixa tão apto para dizer se um filme do gênero esclareceu ou não toda uma história de uma personagem. Todos os filmes feitos aos seus heróis aqui citados cometem erros, mas nenhum desmerece toda a glória atribuída a sua respectiva personagem. Aqui são seis deles, não há necessidade alguma de saber de sua história, basta imaginar que aquela é a primeira aparição de cada um deles e pronto, o filme será lindo. Não se pode dizer que estamos diante de uma obra prima, mas que é divertido e inesquecível, isso é.


OS HERÓIS E SEU VILÃO:

O LÍDER HERÓI DE GUERRA: CAPITÃO AMÉRICA
O CONVENCIDO TEMPERAMENTAL: O HOMEM DE FERRO
O COITADO: O INCRÍVEL HULK
O "VIRA-CASACA": GAVIÃO
O BOM MOÇO: THOR
A SEXY: VIÚVA NEGRA
O VILÃO: LOKI

ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
 http://www.youtube.com/user/projeto399filmes

2 comentários:

  1. Loki roubou a cena...totalmente...espero que ele não morra cedo na franquia de Thor. Eu sei que no gibi ele assume outros corpos como o da Sif e depois uma criança mas não queria ver outro ator que não fosse tom hiddleston...

    ResponderExcluir
  2. Hahahahahahha gente o filme realmente é ótimo, mas o que mais me marcou foi a cena ''DEUS FRACO!'' quando Loki leva um pau do Hulk em 5 segundos!!
    Muito engraçada essa cena!

    ResponderExcluir

Poderá gostar também de: