sábado, 23 de fevereiro de 2013

096. (ESPECIAL OSCAR 2013) ADAM AND DOG, de Minkyu Lee

Definitivamente, o cão é o melhor amigo do homem.
Nota: 9,0


Título Original: Adam & Dog
Direção, Roteiro e Produção: Minkyu Lee
Ano: 2011
Duração: 15 min.
Gênero: Curta-Metragem / Animação / Drama

CONFIRA O CURTA:


Dog é, obviamente, um cachorrinho, ele vive no meio do mato, na verdade um local repleto de belezas e outros animais com os quais ele vive a brincar, ou dos quais ele vive a fugir de medo. Um belo dia, Dog encontra um homem, Adam, que resolve brincar com ele, sendo assim, os dois acabam se tornando grandes amigos. Após algum tempo, Adam conhece uma mulher e acaba deixando de lado Dog. Agora o cachorrinho terá de fazer uma escolha: correr atrás de Adam ou ficar sozinho novamente.


É claro que Dog escolhe, assim como Bette Davis o fez, o caminho mais difícil, e resolve seguir Adam. Até por que, Dog é um cachorro, e é isso o que os cachorros fazem: seguem aqueles seres humanos que eles mesmos escolhem para serem seus donos, seus companheiros. Existem dezenas de aspectos a serem observados nesse longa, começarei pelo início. No começo Dog vive nessa floresta, onde conhece vários animais diferentes, alguns deles, como vaga-lumes, ele acredita que sejam feitos para brincar, outros, como um grande hipopótamo lhe despertam o medo, a aflição. Observamos, nesse contexto, que não há trilha sonora nesse curta – como disse em uma das críticas anteriores, a trilha sonora de um curta de animação é uma das partes mais importantes de toda a produção, afinal, esses filmes costumam ser mudos ou “semi-mudos” -, dessa forma, o que faz a vez da trilha são componentes naturais, ou seja, os sons emitidos pela natureza: a água descendo na correnteza do rio, os animais caminhando, o vento sobrando as folhas das árvores, os animais voando ou comendo. Além disso, é interessante analisar o fato de Adam estar completamente nu, mas sem erotizar um segundo, mesmo quando ele encontra a tal mulher, o que mostra a inocência e a fragilidade do ser humano que vive na floresta sem seus grandes prédios ou tecnologias. Por fim, devo lembrar o que acaba unindo esse dois amigos: um graveto, sim, em um dado momento, Adam joga um graveto para Dog, que vai buscar o pedacinho de madeira, para que Adam o jogue novamente, quando Adam abandona Dog pela mulher, o cachorrinho vai atrás de seu companheiro, sem nunca deixar o graveto para trás, o qeu demonstra como esses animais são apegados aos objetos que lembram seus donos.


Algo muito intrigante e interessante nesse curta é que, em um dado momento, um mamute passa ao lado de Dog, o que também lhe provoca medo, e que pode significar uma referência a essa ser a representação da primeira vez na história que homem e cão se aproximam dessa forma, digo, talvez esse curta apenas represente o inicio de uma das amizades mais fiéis e clássicas da história, aquela entre o homem e o cachorro. Dessa forma, não posso deixar de voltar a lembrar o quanto Dog corre atrás de Adam, desejando permanecer ao seu lado para sempre, e é essa dúvida do que Adam fará que traz o clímax do curta e o faz ser um dos melhores curtas do ano, arrebatando uma merecidíssima indicação ao Oscar de melhor curta-metragem de animação de 2013.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:
http://www.facebook.com/pages/Projeto-399-filmes/323029741111157?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: