sábado, 23 de fevereiro de 2013

090. (ESPECIAL OSCAR 2013) PARANORMAN, de Chris Butler e Sam Fell


Uma das melhores animações do ano!
Nota: 9,3


Título Original: ParaNorman
Direção: Chris Butler e Sam Fell
Elenco: Kodi Smit-McPhee, Anna KEndrick, Cristoph Mintz-Plasse, Cassey Affleck, Leslie Mann, Jeff Garlin, Elaine Stritch, Bernard Hill, Tempestt Bledsoe, Jodelle Ferland, Alex Borstein, John Goodman, Hannah Noynes, Jack Blesing
Produção: Travis Knight, Arianne Sutner, Matthew Fried e Carl Beyer
Roteiro: Chris Butler
Ano: 2012
Duração: 92 min.
Gênero: Animação / Aventura / Comédia

Norman Babcock vive numa cidadezinha minúscula, não tem amigos e esconde um segredo que todos na cidade sabem: vê pessoas mortas. Não que isso seja ruim para o garoto, mas, obviamente, isso afasta todas as pessoas dele. Nesse contexto, Norman tem um tio, que também vê pessoas mortas, ao se aproximar do Dia das Bruxas da cidade – que é conhecida por ter sido um vilarejo de bruxas -, Norman recebe uma importante missão: conversar com a Bruxa enterrada perto da cidade para que ela volte a dormir e esqueça do povo que a assassinou.


O roteirista e diretor Chris Butler trabalhou ao lado de Tim Burton no sucesso da animação gótica “A Noiva Cadáver” (2005), apesar de ter assitido apenas alguns pedaços desse filme, parece que Butler, ao lado de Sam Fell – dos medianos “Por Água Abaixo” (2006) e “O Corajoso Ratinho Despereaux” (2008) -, traz muito do estilo de Buurton, nos proporcionando uma história que acaba lembrando um pouco a animação lançada em 2012 e dirigida pelo diretor, “Frankenweenie”, que fala sobre um garoto sem amigos que ressuscita  seu cachorrinho, o que se torna uma grande trabalhada para o povo de sua cidade. Aqui, entretanto, a lição é uma das mais comuns em filme de animação: não pré julgar ninguém por ele/ela ser um algo ou alguém diferente, que tem visões diferentes, gostos diferentes ou um aspecto visual diferente. Além disso, camuflado em toda essa diversão que o filme traz ao dar um tom assustador para uma comédia, está a mensagem de que a melhor forma para acertar tudo de errado ou ruim que vemos na vida basta conversar e tentar compreender as visões dos outros, criando, assim, a harmonia necessária para se viver em sociedade. O filme está indicado para o Oscar de melhor filme de animação.


Ao começar a assistir a esse filme imaginei que me decepcionaria por completo, entretanto, não sei se é devido a essa animação ser divertida e séria ao mesmo tempo que consegue ser original, ou se eu esta enjoado de ver tantos filmes de animação decepcionantes, o fato é que gostei, e muito do que vi. Falando nisso, é impossível não fazer uma ressalva quanto aos indicados do ano, assisti, em primeiro lugar, “Valente” – uma decepção completa-, depois “Piratas Pirados!” – sem noção alguma em qualquer sentido -, em terceiro “Detona Ralph” – não chegou a ser a maior decepção, mas, apesar da mensagem ser ótima, esperava mais -, por último, no mesmo dia, “ParaNorman” e “Frankenweenie”, e foi aí que vi os únicos filmes que merecem a tão cobiçada indicação ao Oscar. E foi isso que me fez gostar tanto do filme, finalmente, após tantas decepções, uma ótima animação de 2012.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:
http://www.facebook.com/pages/Projeto-399-filmes/323029741111157?fref=ts
E NÃO PERCAM A COBERTURA COMPLETA E EM TEMPO REAL DO OSCAR 2013 NA PÁGINA DO FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: