sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

113. BATMAN BEGINS, de Christopher Nolan

O início da melhor narrativa sobre uma lenda!
Nota: 9,5


Título Original: Batman Begins
Direção: Christopher Nolan
Elenco: Chritian Bale, Michael Caine, Liam Neeson, Katie Holmes, Gary Oldman, Cillian Murphy, Rade Serbedzija, Rutger Hauer, Jack Gleeson
Produção:
Roteiro: Christopher Nolan, David S. Goyer e Bob Kane (quadrinhos)
Ano: 2005
Duração: 140 min.
Gênero: Drama / Thriller

 Bruce Wayne perde os pais quando criança, desolado por todos os problemas que acaba enfrentando pela perda, decide seguir os passos do pai: exterminar os vilões em Gothan City e acabar com a pobreza. Para isso, decide viver com os pobres e ser preso para aprender a lutar e vencer os tais vilões. Todavia, não é tão fácil assim controlar os crimes da cidade mais importante do mundo, mesmo sendo um playboy bilionário tão popular. Nesse contexto, Wayne cria sua nova identidade: baseado em seus maiores medos e receios surge “Batman”.


Os filmes que envolvem o nome do heroi Batman vão bem além dessa série produzida por Nolan: em 1943 e 1949 foram ao ar as séries para televisão “The Batman” e “Batman & Robin”; em 1966 estreou o primeiro longa para cinema, protagonizado por Adam West, Burt Ward, Cesar Romero e Lee Meriwether; entre o final da década de 1980 e durante a década de 1990, surgiu no cinemas de todo o mundo a tetralogia iniciada por Tim Burton – que permaneceu nos primeiros dois filmes –: “Batman” (1989) com Michael Keaton como o heroi e Jack Nicholson em seu eterno Coringa e venceu o Oscar de melhor direção de arte, “Batman Returns” (1992) ainda com Michael Keaton, e contando com as participações de Michelle Pfeiffer e Danny DeVito; em 1995 chegou “Batman Forever”, onde Keaton foi substituído por Val Kilmer, ainda chegaram no elenco Chris O’Donnell, Jim Carrey e Tommy Lee Jones; por fim, a pior de todas as produções protagonizadas pelo Homem Morcego, “Batman & Robin” (1997), liderado por George Clooney no papel de Wayne, o elenco dispunha de Arnold Schwaznegger, Uma Thurman, Alicia Silverstone, recebeu inúmeras críticas negativas pelas insinuações homossexuais entre os protagonistas que viraram motivo de piada no mundo todo, além de seu tom irônico de mal gosto e sua abordagem toyetic. Christopher Nolan, além desse filme, nos deu o prazer de realizar mais dois longas  (com rumores de futuras produções), são eles: “Batman - O Cavaleiro das Trevas” (2008), protagonizado por Christian Bale, o melhor Batman de todos, além de Aaron Eckhart, Maggie Gyllenhaal, Gary Oldman, e Heath Ledger (como o Coringa, papel que lhe rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante) e, por fim, “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” (2012), com Bale, Oldman, Tom Hardy, Joseph Gordon-Levitt, Anne Hathaway e Marion Cotillard. Tendo em vista os resultados dos filmes anteriores a esse e a forma como a crítica e o público crítico recebeu os filmes realizados durante a década de 1990, não há como contestar a genialidade de Nolan ao nos trazer de volta para Gothan City e nos fazer querer estar lá o tempo todo, claro que tudo não é mérito apenas do diretor, temos roteiros criativos e intrigantes, a edição/montagem das cenas nos leva ao ápice do que um filme de ação pode proporcionar, a trilha sonora de Hans Zimmer é do tipo inesquecível e as atuações apenas melhoram a cada filme.


A decisão de entregar nas mãos de Christian Bale o papel de um dos herois mais adorados e mais bem sucedidos da história foi a maior sacada da carreira de Nolan. Juntos, ator e diretor criaram uma personagem atormentada por seu passado, com receio do futuro e desejosa de um presente melhor a todos os habitantes da cidade na qual é considerado um “príncipe”, mas mais que isso: Bale nos apresenta um heroi humano, sem qualquer super poder, um homem que lutou e se dedicou para chegar ao ponto de ser considerado um heroi para toda sua cidade, um homem forte e destemido, capaz de vencer qualquer obstáculo para melhorar a vida de todos. Katie Holmes é a mocinha desse filme, claro que todos os filmes de herois precisam de mocinhas para atrapalhar, ajudar ou, ao menos, serem a desculpa de o heroi lutar contra seus inimigos, Rachel Dawes (personagem de Holmes) é uma moça inteligente que também não se rendeu ao tentador mundo do crime, das bajulações e da propina, apesar de ser pouco relevante, a atriz faz seu trabalho com segurança e competência. Liam Neeson é um dos “vilões”, Ducard o misterioso professor de luta e sobrevivência de Wayne, e Cillian Murphy é o Dr. Crane, mais um vilão terrível, como acontece nos demais longas de Nolan, um deles deveria ser um bom ator como vilão e o outro nos traria uma péssima atuação, o fato é que nenhum dos dois está bem. Bem como não há Piu-Piu sem Frajola ou fogueira sem brasa, não há Batman de Christopher Nolan sem um, ou mais, das personagens mais cativantes dos filmes: Gary Oldman é o policial Jim Gordon, Morgan Freeman é o gênio Lucius Fox e Michael Caine, o inesquecível mordomo de Wayne, Alfred, não há nenhuma palavra que defina melhor a atuação de cada um deles que não seja “perfeição”, pois cada um caiu como uma luva em Gothan City para viver as personagens mais queridas da trama.


Quando criança, Bruce Wayne caiu em um poço seco, segundos após sua queda, milhares de morcegos voaram em sua direção e subiram para a luz que vinha lá de cima do poço. Pouco tempo depois, o menino perdeu o pai e a mãe em um assalto premeditado – mais pareceu uma morte encomendada forjada de assalto. Desolado, o jovem tornou-se desejoso de vingança, todavia, os ensinamentos de seu bom pai o fizeram enxergar além disso tudo. Das profundezas dos maiores medos e receios de um menino, surgiu um homem disposto a lutar, literalmente, contra o mal e dar vida, novamente, a cidade que seus pais tanto amavam e esperavam. Além dessas mensagens básicas que as histórias relacionadas a Batman sempre nos trouxeram – significado e importância da amizade, a necessidade de se vencer os medos, a beleza de fazer algo de útil para o restante da humanidade -, esse filme tem por objetivo maior uma única coisa: mostrar que, finalmente e agradavelmente, Batman, o Homem Morcego, está de volta e em sua melhor performance!


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:
http://www.facebook.com/pages/Projeto-399-filmes/323029741111157?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: