sábado, 23 de fevereiro de 2013

097. (ESPECIAL OSCAR 2013) FRESH GUACAMOLE, de PES

Mas uma inovação proporcionada por uma mente muito criativa.
Nota: 8,5


Título original: Fresh Guacamole
Direção, Roteiro e Produção: PES
Ano: 2012
Duração: 2 min.
Gênero: Curta Metragem / Animação / Comédia

CONFIRA O CURTA:


Ingredientes: 2 abacates maduros; 2 tomates sem pele e sem semente, 1 dente de alho, 1 cebola média, suco de 1 limão, azeite, molho de pimenta, sal, coentro e cominho a gosto. Modo de Fazer: Retire e reserve o caroço do abacate, em uma tigela amasse os abacates, não deixando chegar na consistência de purê. Pique o restante dos ingredientes e junte tudo. Coloque o caroço com a mistura (fará com que o abacate não escureça) e guarde tudo na geladeira até a hora de servir. Dica: sirva com tortillas ou torradinhas.


Acima tem-se uma receita básica do tradicional guacamole, uma iguaria típica da culinária mexicana. O acompanhamento foi exportando para todo o mundo durante a história e hoje está em centenas de países, cada qual fazendo suas adaptações de acordo com os costumes e gostos de cada lugar. Adam Pesane é um excêntrico diretor, roteirista, produtor e animador conhecido pelo nome artístico “PES”. O americano ficou famoso por seus estranhos curta metragens (todos com menos de dois minutos): seu primeiro filme foi “Roof Sex” – com um minuto e dez segundos - sobre duas poltronas que fazem sexo em um telhado; “KaBoom!”(2004) – também com um minuto e dez segundos - que trata do bombardeio de uma cidade; “Game Over” (2006) – um minuto e trinta e sete segundos -, uma clara referência a alguns jogos clássicos e seus épicos “finais de jogo”; “Western Spaghetti” (2008) – com um minuto e quarenta segundos – uma receita de como preparar uma massa a bolonhesa; e “The Deep” (2010) – com um minuto e trinta e oito – com as profundezas do oceano como pano de fundo de vários costumes de peixes. Todos os curtas, obviamente utilizam objetos de nosso dia-a-dia: sofás, palhaços de brinquedo, vários tipos de comidas, engrenagens, ferramentas, dados, bolas de todos os tipos, entre outros.


Nesse curta, como nos demais, nada podia ser normal, portanto o abacate é substituído por uma granada, o caroço por uma bola de bilhar, a cebola é uma bola de baseball – que, quando cordada, se torna dezenas de dados com tamanhos irregulares –, os tomates são “porta agulhas” – que viram dados vermelhos -; o limão é uma bolinha verde; os temperos são oriundos de lâmpadas que, quando cordadas, se tornam aquelas clássicas casinhas do jogo banco imobiliário; o porta sal e o porta pimenta são peças de um jogo de xadrez e os torttilos são fichas de pôquer. Não há muito a ser dito sobre o filme, pois apenas nos é mostrado como a sociedade inventa coisas para viver melhor, além disso, traz alguns vícios que todos temos de vez em quando. No final das contas, acredito que, mesmo indicado ao Oscar de melhor curta metragem de animação, ele é o filme menos inteligente de PES.


ACESSE NOSSA PÁGINA NO YOUTUBE:
E CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK:
http://www.facebook.com/pages/Projeto-399-filmes/323029741111157?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poderá gostar também de: